Na noite desta quarta-feira (20), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em reconhecimento à importância do encontro de casais, realizado em Lages, na Paróquia da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio há cinco décadas. A homenagem atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo nº 0015/2023 de iniciativa do Presidente da Casa, Vereador Aldori Freitinhas (MDB), aprovado no parlamento de forma unânime.
Sobre o movimento Lareira
Foi em volta de um fogão à lenha, numa das noites frias de Lages, que os freis Álido Rosa e Hugolino Becker observaram as brasas e faíscas das quais se aqueciam como se fosse uma lareira. O aquecimento e a renovação espiritual pretendida para a paróquia, através dos encontros de casais, seriam como uma lareira renovadora que transformaria a fé: aquecendo, unindo e renovando as famílias. Em 31 de agosto de 1973 aconteceu o primeiro encontro de casais com o nome de Lareira. Hoje tal iniciativa criou frutos e também é desenvolvida em outras cidades de Santa Catarina.
Dedicado à promoção de valores familiares, o encontro é realizado anualmente e reúne casais de Lages, regiões vizinhas e de outros Estados. O evento, que este ano completou sua 50ª edição, tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão, aprendizado e integração entre os participantes. Os casais têm a oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer seus relacionamentos e discutir questões fundamentais para a construção de famílias mais saudáveis e felizes.
Freitinhas expressou gratidão aos organizadores. “Já participei deste encontro e sei dos serviços prestados à comunidade de Lages ao longo dos anos. Agradeço por este momento junto a cada um dos representantes por promoverem tantos valores familiares e incentivar o crescimento pessoal e espiritual dos casais da região” disse ele.
O Pároco da Igreja do Navio, Padre Álvaro Emanuel falou sobre o efeito do encontro nas vidas de quem participa. “Eles chegam meio acanhados, sem saber o que vai acontecer e quando saem, percebemos a transformação. São sementes lançadas que dão frutos para atuarem na igreja, na sociedade e na família”, ressaltou.
Acompanhe a íntegra da sessão especial
Vídeo produzido pela TV Câmara
Fotos: Bruno Heiderscheidt
Por Alex Branco – Jornalista