No dia 14 de janeiro será realizado evento de lançamento do Campeonato, que contará com um passeio pela represa do Salto Caveiras. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de fevereiro
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha) e o Diretor de Turismo, Henrique Beling também estiveram presentes. Beling ressalta que o retorno de eventos náuticos no Salto Caveiras tem o objetivo de movimentar os equipamentos turísticos do município. “Atualmente são mais de 16 equipamentos que recebem turistas, além dos restaurantes do Salto, nosso objetivo é levar mais pessoas a visitar o Salto e que encontrem espaço de lazer e entretenimento para a família”.
Rodrigo Polasek cita que a represa do Salto Caveiras é um dos melhores locais para realização de provas náuticas do Sul do país. A Amorgs é uma associação sem fins lucrativos fundada para organizar e regulamentar o campeonato no Sul do país, onde todo o recurso levantado pela associação é utilizado na organização das etapas no que diz respeito à segurança e entretenimento para o público.
Amorgs e a prova do Sul-Brasileiro
O Campeonato Sul-Brasileiro de Motonáutica é organizado pela Amorgs desde 2013 (anteriormente, organizado pela Federação de Motonáutica do RS), sendo disputado por dezenas de pilotos de diversas localidades do Brasil e, por vezes, até mesmo do exterior. As disputas ocorrem em cinco categorias distintas e atualmente é o evento mais importante de corrida a motor da motonáutica do Brasil.
A princípio, a prova será realizada em Lages nos dias 3 e 4 de fevereiro. O evento inicia‐se oficialmente às 14h do sábado com o início dos treinos livres, até às 17h30. No domingo pela manhã, a partir das 9h30 continuam os treinos livres e ocorrem as inscrições dos pilotos na Secretaria de Provas (das 11h às 11h30). Às 13h30 acontece o briefing dos pilotos e, às 14h, iniciam-se as corridas oficiais para cada categoria.
O Campeonato de 2024 será disputado com barcos das seguintes categorias: Turismo, V300, V700, V1.700, R 5.000, R 2.5A e Força Livre, os quais serão representados por pilotos vindos das mais diversas cidades do sul do Brasil.
Texto: Henrique Beling
Fotos: Divulgação