Centro de Controle de Zoonoses de Lages conta com cães e gatos disponíveis para adoção responsável

Por Luiz Del Moura

O CCZ recolhe uma média de 50 animais por mês, entre filhotes e adultos. Ao chegar no local, recebem atendimento clínico e todos os procedimentos necessários para a adoção

Caso você já tenha pensado algum dia em adotar um animalzinho de estimação para que ele seja o seu melhor amigo, ou já seja um tutor e gostaria de ter mais um integrante na família, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Lages, é o lugar certo para a sua busca.

Nesta semana estão disponíveis para adoção cães e gatos, a maioria filhotes, todos sem raça definida. Os animais são oriundos do recolhimento através da denúncia de abandono ou maus tratos, até mesmo com registro de Boletins de Ocorrência, ou então encontrados com algum tipo de doença ou atropelamentos pelas ruas.

O Centro de Controle de Zoonoses recolhe uma média de 50 animais por mês, entre filhotes e adultos. Ao chegar no CCZ eles recebem atendimento clínico e todos os procedimentos necessários para a adoção, como a castração e implantação de um microchip com todos os dados. “Eles chegam aqui muito debilitados e recebem toda a atenção e assistência quanto à saúde deles e alimentação, até que encontrem um tutor disposto a adotar e cuidar”, conta a médica veterinária e coordenadora de Bem Estar e Controle Animal do CCZ, Jenniffer Gerber.

Os animais que após um tempo não são adotados, são levados novamente até o local onde foram encontrados, pois a instituição não conta com capacidade para abrigar todos que são recolhidos. Os cães e gatos disponíveis para adoção são divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Lages, do CCZ, ou através do WhatsApp.

Normalmente os cães e gatos seguem o protocolo de serem castrados a partir dos seis meses de idade, com algumas exceções. “Aqueles que são trazidos muito pequenos, ficam sob nossos cuidados até estarem aptos para a castração e após a recuperação já podem ser adotados”, explica Jenniffer.

Interessados em adotar precisam ir até o local, munidos de documento pessoal com foto e comprovante de residência. Um termo de responsabilidade será assinado pelo novo tutor. Também serão avaliadas as condições de cuidar do animal, caso seja um cão de porte maior, bravo e que necessite de muros mais altos, ou outras condições especiais.

O CCZ está localizado no bairro Tributo, na rua Anibal Afonso de Athaíde, n° 1.300 e o telefone para contato para quaisquer dúvidas ou orientações é o (49)9 8404-9986 (WhatsApp).

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira e Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

3 × cinco =