Neste sábado, 24 de fevereiro a partir das 9h30, a comunidade de produtores de maçã em Santa Catarina terá um encontro para Abertura Oficial da Safra Nacional da Maçã, em São Joaquim-SC. O evento, que acontecerá na Sede Epagri e no Centro de Eventos Newton Fontanella, onde pretende reunir importantes lideranças do setor agrícola, incluindo a presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O convite, emitido pelo Presidente da Associação de Maçã de Santa Catarina (AMAP), Rafael Vieira Grillo, destaca a relevância do evento como uma oportunidade única para discutir as demandas e desafios enfrentados pelos produtores de maçã no Estado. A presença maciça dos produtores é fundamental para fortalecer a indústria e assegurar um futuro próspero para a produção de maçã em Santa Catarina.
“A Abertura da Colheita Nacional da Maçã não apenas celebra o início de mais uma safra, mas também serve como um fórum para compartilhar conhecimento, promover a inovação e estabelecer parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do setor. Com a presença do Ministro da Agricultura, a expectativa é que questões cruciais relacionadas à produção agrícola, políticas públicas e investimentos no setor sejam discutidas, oferecendo uma visão abrangente sobre o panorama atual e as perspectivas futuras da agricultura catarinense”, declara Rafael Vieira Grillo, presidente da AMAP.
Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Francisco Schio, o evento em São Joaquim representa não apenas o início de uma nova colheita, mas também a continuidade dos esforços em prol do desenvolvimento sustentável e da qualidade do setor frutícola brasileiro.
“Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos três anos, por conta das condições climáticas adversas, só na safra de 2022/2023, em Santa Catarina foram produzidas 505 mil toneladas de maçãs. Aproximadamente 84% desta produção tem origem na Serra Catarinense, onde 2.676 pomicultores cultivam a fruta. Cerca de 78% destes produtores são pequenos agricultores familiares, sendo uma cultura com forte e positivo impacto econômico e social, capaz de promover desenvolvimento regional e da qualidade de vida no meio rural, oportunizando, inclusive, a permanência da juventude no campo”, ressalta Schio.
PROGRAMAÇÃO
8:30h – Inauguração do acesso pavimentado da Epagri
9:30h – Colheita da maçã
Local: Epagri, Rua João Araújo de Lima, Bairro Caiçara.
11h – Cerimônia de abertura da Safra da Maçã
12:30h – Encerramento
Local: Parque Nacional da Maçã, Rua Urubici, s/n.