O Cine Clube FICASC apresenta sua segunda sessão em Urubici, prometendo uma noite repleta de entretenimento, cultura e educação ambiental para a comunidade local. Após a primeira seção em março, a experiência se repete nesta quarta-feira (17), às 19h, na ARTESABANA Comida & Arte, com a exibicao gratuita do filme “8 bilhões: Somos todos responsáveis”.
De classificação livre, com direção de Nelson Kao, Andrea Urushima e César Shundi Iwamizu, o documentário brasileiro promete uma noite de reflexão: Ailton Krenak, líder e pensador indígena, fala sobre a dor do Watú (o Rio Doce na língua Krenak), que adoeceu com o maior desastre ambiental da história brasileira, o da Barragem de Mariana. A partir dos impactos na sua aldeia às margens do rio, ele traz um panorama do atual período do Antropoceno e convoca a todos para uma jornada de reflexão e autocrítica, visando a mudanças de paradigmas.
Após a exibição do filme, haverá uma oficina de formação com Pedro Jungmann. Formado em telejornalismo e direção cinematográfica na Escola de Cinema de Munique, Pedro é Roteirista, Diretor e Produtor de filmes e seriados de TV. Além disso, foi o idealizador do Festival de Cinema Rural de Piratuba.
Com uma cuidadosa seleção de filmes, o projeto Cineclube, que se realizará em Urubici até outubro com uma sessão por mês na Artesabana, visa inspirar ações positivas e conscientizar sobre temas relevantes.
Os organizadores do evento convidam entusiastas do cinema, amantes da cultura e todos aqueles interessados a se juntarem a eles nesta noite especial. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.
Este é um projeto contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, através da Fundação Catarinense de Cultura – Edital Especial da Lei Paulo Gustavo 2023.
Data: 17 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: ARTESABANA Comida & Arte, em Urubici.