A proteção integral, considerando não apenas a defesa contra abusos e negligências, mas também, a garantia de um ambiente que promova o desenvolvimento saudável em todas as dimensões da vida infantil e juvenil – física, emocional, social e educacional. É o tema da abordagem do palestrante Charles Andrade, psicólogo e diretor da Proteção Social Especial de Alta Complexidade de Lages, para Conselheiros Tutelares dos 18 municípios da Serra Catarinense.
Ao menos 70 conselheiros participam durante todo dia, desta quinta-feira (20), da capacitação continuada, que é organizada pela assessoria de Assistência Social da Amures, sob coordenação de Ana Paula Couto. “O Conselho Tutelar tem o papel de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Isso inclui receber e apurar denúncias de violação de direitos, tomar medidas de proteção adequadas e articular ações com outros órgãos e entidades que atuam na rede de proteção”, explica Ana Couto.
O palestrante desta quinta-feira, fez uma breve contextualização sobre a infância e seus direitos, destacando a importância de entender o desenvolvimento infantil e os marcos legais que asseguram a proteção das crianças e adolescentes no Brasil. Charles Andrade, destacou a importância da prevenção e intervenção precoce.
Abordou sobre Medidas Protetivas, Apoio Psicossocial, Atuação Integrada, Educação e Conscientização e da importância da Capacitação Contínua dos Conselheiros. O encontro que acontece na Uniplac, busca integrar os diversos atores sociais para efetivar a proteção integral das crianças e adolescentes, fortalecendo assim a rede de apoio e garantindo um futuro mais seguro para todos.