Formando futuros atletas olímpicos

Por Luiz Del Moura

A Associação Lageana de Mesatenistas de Santa Catarina (ALMESC) existe desde 2007 e já conquistou resultados expressivos

Falta menos de um mês para as Olimpíadas de Paris. A catarinense Bruna Alexandre faz história no tênis de mesa. A mesatenista de Criciúma é a primeira atleta paraolímpica a ser convocada para a disputa dos Jogos Olímpicos. Um exemplo e incentivo para os praticantes da modalidade. Em Lages, são cerca de 155 pessoas entre pais, apoiadores, atletas, ex-atletas e simpatizantes que ajudam a movimentar o tênis de mesa.

Localizada sob as arquibancadas do Estádio Tio Vida, a Associação Lageana de Mesatenistas de Santa Catarina (ALMESC) possui uma estrutura com sete mesas. Destas, duas são reservadas para treinamentos de jogos e mesa, três para treinamentos próximos de mesa e duas reservadas para lançamentos de bola. A instituição também possui um robô de lançamento automatizado, que lança as bolas depois de acionado por meio de aplicativo. Tudo numa área de cerca de 450 metros.

A prefeitura de Lages, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), colabora com a cessão do espaço do centro de treinamento, ajuda de custo, transporte e materiais. A ALMESC possui cerca de 50 atletas ativos, dos quais 25 disputam competições de nível estadual e nacional. Um dos principais destaques é Arthur Branco. Assim como Bruna Alexandre, Arthur é paratleta e treinou junto à Seleção Brasileira Paralímpica em São Paulo, entre os dias 05 e 11 de maio.

A ALMESC foi constituída em 2007. Desde então já conseguiu alguns resultados expressivos em competições. No Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa – Etapa Challenge Plus, realizado de 03 a 05 de maio deste ano, em São José/SC, Bruno Saul conquistou o primeiro lugar na categoria Sênior 35. Arthur Branco foi o terceiro lugar na categoria Classe V. Na Categoria Absoluto F, João Gabriel e Henrique Faith terminaram em quinto lugar e Bruno Pereira em sexto.

Para Mateus Pereira, com mais de 24 anos de experiência entre atleta e professor, Bruna Alexandre levou o nome de Santa Catarina para o mundo. “Ela é uma referência não só para a ALMESC, mas para Santa Catarina inteira, já tive a oportunidade de conhecê-la”, destaca.

Henrique Cesar Faith, de 13 anos, começou a praticar o tênis de mesa há dois anos. O esporte mudou a sua rotina diária. A ALMESC valoriza as amizades formadas e os ensinamentos dos professores. Henrique já competiu em torneios estaduais e brasileiros. Assim como Bruna, tem o sonho de disputar uma Olimpíada. A atleta catarinense é uma das inspirações. “Ela é a prova de que mesmo com algum tipo de dificuldade, a pessoa consegue chegar bem longe com esforço e vontade”, afirma.

As aulas e atividades da ALMESC são gratuitas. Os interessados podem consultar os horários disponíveis através do instagram @almesc_lages, pelo e-mail almesc.oficial@hotmail.com ou pelo whatsapp (47) 99904-8417.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Fábio Pavan e Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

vinte − dez =