Unidades municipais de ensino de Lages comemoram o Dia da Crianças com cardápio especial

Por Luiz Del Moura

Com essa ação, as unidades reafirmam seu papel na formação de uma alimentação consciente e equilibrada, essencial para o desenvolvimento integral das crianças e dos estudantes

Nesta semana, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, preparou um cardápio especial para celebrar o Dia da Criança – 12 de Outubro, em todas as unidades municipais de ensino. Os alimentos foram cuidadosamente elaborados para atender às necessidades nutricionais das crianças e estudantes. Os lanches e refeições principais foram planejados para garantir a presença de macro e micronutrientes essenciais, promovendo a saúde e o bem-estar dos estudantes.

“Os cardápios diferenciados mantêm a mesma qualidade nutricional das refeições regulares, com a inclusão de proteínas de qualidade, como carne moída, e opções saudáveis que garantem uma alimentação equilibrada. Além disso, as unidades de ensino receberam a liberdade de realizar trocas de refeições, permitindo maior variedade e criatividade nas preparações”, destaca o coordenador do Setor de Alimentação Escolar do Município, Daniel Tadeu Francisco.

Durante esta semana, as crianças e estudantes têm a oportunidade de saborear iogurtes, que fornecem cálcio e probióticos, e frutas diferenciadas, ricas em vitaminas e fibras. Essas adições não apenas tornam os lanches mais atrativos, mas também contribuem para uma alimentação saudável e prazerosa.

A iniciativa visa incentivar hábitos alimentares saudáveis desde cedo, promovendo uma relação positiva com a comida. “As unidades de ensino estão comprometidas em oferecer opções que sejam não apenas saborosas, mas também nutritivas, preparando os pequenos para um futuro mais saudável”, conclui Daniel.

Para a secretária Municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk, com essa ação, as unidades de ensino reafirmam seu papel na formação de uma alimentação consciente e equilibrada, essencial para o desenvolvimento integral das crianças e dos estudantes. “Nestas atividades, apresentamos a importância de uma alimentação saudável, inclusive em datas e eventos especiais, que é possível fazer uma refeição saudável e de qualidade”, declara a secretária Ivana.

Cardápio nutritivo todos os dias

Atualmente, o setor da merenda escolar disponibiliza cardápios diferentes para os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), que atendem crianças de zero a cinco anos e onze meses, para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e núcleos da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza e para crianças com restrições alimentares, sempre atendendo à legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que preconiza uma alimentação saudável nas unidades escolares.

Para suprir as demandas das unidades, a prefeitura atende a legislação do PNAE, adquirindo itens da Agricultura Familiar, como orgânicos e frescos para a merenda escolar. Os agricultores entregam uma gama com mais de 60 itens, desde hortifrútis, até bolos e bolachas especiais para crianças e adolescentes intolerantes à lactose. Os produtos frescos são entregues semanalmente no barracão de merenda, onde são armazenados, preparados e distribuídos nas unidades escolares.

Além disso, muitas escolas possuem hortas, onde cultivam hortaliças e temperos que são utilizados na merenda escolar, assegurando, assim, uma alimentação saudável e nutritiva. Ademais, há também em algumas unidades chamado “Pancs nas Escolas”, que se trata da inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais, como a Ora-pro-nóbis, Peixinho da Horta e o Capuchinho nas hortas escolares.

Texto e fotos: Adecir Morais

Leia também

Deixe um comentário

um − 1 =