Lideranças de Painel se mobilizam em apoio ao projeto do Corredor dos Tropeiros

Por Luiz Del Moura

Importante apoio para o projeto de implantação do roteiro turístico Corredor dos Tropeiros, foi oficializado na noite dessa quarta-feira (13), em reunião na Câmara de Vereadores de Painel. Policiais Militares integrantes do Patrulhamento Rural, passam a monitorar possíveis depredações, intervenções não permitidas ou denúncias de destruição dos muros de taipas que formam esse, que é considerado o maior corredor de pedras do Brasil.

A reunião coordenada pela assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, mobilizou empresários, moradores locais, representantes da prefeitura, entidades ligadas ao turismo, vereadores e o prefeito eleito, Márcio Andrade. Foi apresentada a proposta de projeto que envolve desde a sinalização até a implantação dos Centros de Atendimento ao Turista (Cat’s), que também irá atender o cicloturismo e outros públicos.

O empresário do turismo da Fazenda da Chapada, Daniel Klein, disse que tem recebido grupos de vários países e a preservação dos corredores é fundamental para a manutenção da atividade. “Estamos com a agenda lotada pelos próximos meses com grupos de vários países da Europa e até da Mongólia. O Corredor dos Tropeiros é nosso maior atrativo, por suas características únicas e sua história”, declarou Daniel Klein.

Os policiais militares, cabo Thiago Rezende e sargento Jairo Carneiro, serão os responsáveis pelo patrulhamento rural e se colocaram ao lado do projeto que cria o roteiro turístico do Corredor dos Tropeiros. Eles foram aplaudidos pelo público presente no plenário da Câmara de Vereadores e serão implantadas placas indicativas de monitoramento em pontos estratégicos dos corredores.

O Secretário de Turismo do Painel, Iran Arruda Santos, e a Gestora Cultural representante da Fazenda Passo de Pedra, Eliana Borges Lima, o produtor rural, compositor, Ramiro Amorim, e a Coordenadora da Secretaria de Educação, Josiane Amorim, também se manifestaram em apoio ao projeto que passa ser um marco no fomento do turismo, especialmente para os municípios de Painel, Lages e Capão Alto.

Prefeito eleito disse que projeto terá atenção especial do poder o público

O prefeito eleito que é taipeiro e ajudou a construir inúmeras taipas em diferentes propriedades da região, disse que o roteiro turístico do Corredor dos Tropeiros será estratégico no fortalecimento do turismo. “Cada taipa tem sua identidade própria, sua história e sua função. E esses, são ingredientes que atraem os turistas. Esse projeto tem meu poio e será prioridades no meu início de governo”, afirmou o prefeito.

Ele se colocou à disposição inclusive, para “colocar a mão na massa” e ajudar a reconstruir taipas dos corredores que foram danificadas ao longo dos últimos anos. O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Subtil Arruda, e o vereador Hilário Vieira Andrade Júnior, se posicionaram ao lado do prefeito e defenderam que o corredor dos tropeiros, sejam espaços exclusivos de caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta e contemplação.

A sinalização dos pontos em grande parte do trecho de Painel, está pronta. Agora caberá a Lages e Capão Alto darem sequência à sinalização em seus territórios. A sinalização tem à frente um grupo de trabalho liderados pelo setor de turismo da Amures, do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e responsáveis dos três municípios.

As placas indicativas do Corredor dos Tropeiros informam sobre a Lei Federal n° 7347/85, que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures

Leia também

Deixe um comentário

3 × quatro =