Em Urubici, as Câmaras Técnicas do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 começam a colocar em prática ações para fortalecer a ordem pública no município e melhorar a qualidade de vida de moradores e visitantes. Entre as iniciativas aprovadas está a realização de palestras para adolescentes sobre temas como violência doméstica e comunicação não-violenta, além de projetos para incentivar o esporte e a cultura entre os jovens e famílias. A implantação do Selo Eu Apoio o Protótipo Alpha como forma de reconhecer as parcerias do projeto também integra o conjunto de ações.
A Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura está desenvolvendo um cronograma para a realização das palestras por policiais militares, que tratarão sobre violência doméstica e comunicação não-violenta junto a adolescentes, alunos dos terceiros anos de escolas públicas e particulares do município.
“A ideia é interagir com esses jovens para compreender as causas da violência e alertá-los sobre os danos causados por atitudes violentas, sejam físicas ou psicológicas. As atividades serão executadas também no período de férias, ampliando o engajamento dos jovens e adolescentes em ações preventivas e educativas”, destaca o comandante da PMSC em Urubici, 2° Sargento Vagner Goulart.
Ainda relacionado a violência doméstica, além dos jovens a CT está focada em realizar o acompanhamento de homens agressores, oferecendo apoio e orientação durante o período de vigência das medidas protetivas, por meio de profissionais voluntários da área da psicologia.
Esporte é uma das prioridades da CT de Educação, Saúde e Social que está focada na realização do Alpha Esporte e Arte. O projeto vai unir parceiros da comunidade para que crianças, jovens e adolescentes sejam inseridos no esporte no contraturno escolar. “Já contamos com o apoio da Academia Box 44 de crossfit, que se comprometeu a oferecer, gratuitamente, aulas de treinamento funcional para 20 alunos ao longo do mês. Também serão disponibilizadas aulas de Handebol e Futebol”, comemora a supervisora de Campo Alpha Serra, Caroline Cruz.
Em Urubici, onde o turismo é uma das principais forças econômicas, uma nova iniciativa promete integrar a comunidade e fortalecer o calendário de eventos locais: o Festival da Pipa, programado para acontecer em janeiro. A proposta, além de valorizar a cultura local e integrar pais e filhos, visa promover a inclusão social, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade.
Para garantir a participação de todos, uma oficina será organizada para ensinar a confecção de pipas, especialmente destinada a jovens atendidos pelo CRAS, identificados pela secretaria de educação de acordo com sua situação social. “A ideia é envolver toda a comunidade, promovendo uma integração familiar em torno do festival. A intenção é que, no futuro, o evento se consolide como parte do calendário oficial de Urubici”, afirma a supervisora de campo do Protótipo Alpha Serra, Caroline Cruz.
Por Comunicação Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0