Moradores receberam atendimentos de saúde, serviços de cidadania, orientações sociais e doações de hortaliças durante a ação realizada no campo amador da comunidade
Prefeitura de Lages. Desta vez, os moradores do bairro Pisani foram contemplados com uma série de serviços gratuitos oferecidos no campo amador da comunidade, com o objetivo de aproximar os atendimentos públicos da população e garantir mais qualidade de vida.
Diversas secretarias estiveram envolvidas na iniciativa, promovendo atendimentos que vão desde ações de saúde até orientações sociais e serviços de cidadania.
Saúde mais perto das pessoas
A Secretaria Municipal da Saúde esteve presente com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, métodos contraceptivos e cuidados com a saúde da mulher. A ação também contou com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como a auriculoterapia, além da presença do Carro da Vacina, que disponibilizou doses, inclusive da vacina contra a gripe. Também foram distribuídos autotestes de HIV.
Para o morador Ivan Amaral, de 46 anos, que atualmente reside no bairro Guarujá, a ação é um exemplo de como a administração pública pode atuar de forma inclusiva e eficiente. “A gente sempre pede atenção e ações como essa fazem a diferença. Isso que é inclusão social. Ninguém tem diferença e somos atendidos com serviços importantes”, comenta.
Serviços de cidadania e encaminhamentos sociais
No Banco do Emprego, foram realizados cadastros de currículos. Para isso, os participantes precisaram apresentar documento oficial com foto, Carteira de Trabalho (física ou digital) e comprovante de residência. Já no Balcão Cidadão, foram emitidas primeiras e segundas vias da nova Carteira de Identidade Nacional, mediante a apresentação da certidão de nascimento ou casamento, original e sem rasuras.
A moradora Aline Martins Corrêa, do bairro Tributo, aproveitou a oportunidade para fazer as carteiras de identidade das duas filhas, gêmeas de três anos. “Facilita muito a minha vida. Teria que ir até o Centro para fazer a identidade e depois voltar pra buscar. Agora facilitou e está feito”, comemora. Outro destaque foi a abertura das inscrições para o Casamento Comunitário, que também será promovido pela Prefeitura nos próximos meses.
Assistência Social presente com atendimentos e orientações
A Secretaria de Assistência Social participou com diversos atendimentos, como a distribuição de pães do Banco de Alimentos, além de orientação e atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), com consulta de benefícios e encaminhamentos para programas sociais. O CRAS IV, que atua na região, também prestou orientações sobre os grupos acompanhados, como idosos, crianças e adolescentes.
Cuidado com os espaços públicos e apoio à agricultura familiar
A Secretaria de Serviços Públicos marcou presença com ações de limpeza, poda e pintura no bairro ao longo da semana. Lixeiras também foram disponibilizadas no local, contribuindo para a preservação do espaço público.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura iniciou no bairro as operações da força-tarefa de revestimento primário (patrolamento e cascalhamento) em ruas não pavimentadas, além das equipes de tapa-buraco.
Já a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca levou o Projeto Cultivar para a comunidade, com a doação de 6.600 mudas de hortaliças, entre elas alface crespa, lisa e americana, repolho, rúcula, couve chinesa, salsa, beterraba, brócolis e couve. Além disso, foram entregues 120 pés de alface prontos para o consumo.
Educação no trânsito para as crianças
A Secretaria de Planejamento Urbano, por meio da Diretran, levou até o local a Pista Educativa de Trânsito, uma atividade interativa e educativa voltada às crianças que aprenderam de forma lúdica sobre regras e comportamentos seguros no trânsito.
Este tipo de ação reforça o compromisso da Prefeitura de Lages em estar presente nos bairros levando serviços, acolhimento e cidadania diretamente às comunidades.
Texto e Fotos: Allan Borges