Narizes do Riso abre inscrições para curso de palhaçaria hospitalar e fortifica papel cultural em Lages

Por Luiz Del Moura

Desde sua criação, há sete anos, quase três mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações do grupo

Estão abertas as inscrições para a próxima turma da Escola de Palhaçaria Narizes do Riso, projeto que forma palhaços hospitalares com foco em atuação social e cultural em Lages. Com vagas limitadas, a formação oferece capacitação artística para atuação em hospitais e fortalece o cenário cultural da cidade. Curso com duração de quatro meses, em encontros semanais, e oportuniza qualificação completa em técnicas da palhaçaria, sensibilização e prática hospitalar.

Mais do que apenas arrancar risos, o Narizes do Riso é uma iniciativa de união entre arte, cultura e saúde, e promove acolhimento e bem-estar em ambientes hospitalares. Criado em 2018 pelo ator lageano, Alisson Araújo, licenciado em teatro, e por Bruno Beirão, o projeto atua em locais de vulnerabilidade social, como o Hospital Infantil Seara do Bem – Materno e Infantil, e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTR), levando momentos de leveza a pacientes, acompanhantes e profissionais da área da saúde.

Desde sua criação, quase três mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações do grupo. Em média, são atendidos 30 crianças e adolescentes no Hospital Infantil e mais de 300 pessoas no Tereza Ramos, entre pacientes, acompanhantes e trabalhadores da saúde. O grupo conta atualmente com 18 membros, dos quais, dez artistas formados e oito em formação, divididos em turmas para manter a atuação nos dois Hospitais. “É um trabalho sério, que exige estudo, preparação e dedicação. Mas é também um gesto profundo de cuidado com o outro, de presença. A arte do palhaço tem este poder transformador, e é isto que queremos compartilhar”, comenta Alisson.

Além do impacto social, o Narizes do Riso se consolidou como um projeto cultural relevante do município, criando espaços de pesquisa, expressão artística e formação cidadã. A iniciativa está evidenciada por ofertar qualificação continuada, estrutura profissional e efeito real na comunidade.

Pessoas interessadas em participar da nova turma ou apoiar o projeto podem entrar em contato por WhatsApp: (49) 99157-6620.

Texto: Rafael Araldi

Fotos: Narizes do Riso/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

treze − nove =