Com investimento anual de cerca de R$ 920 mil, parcerias vão beneficiar projetos de inclusão social e representação esportiva de impacto à vida de jovens atletas
Os convênios firmados têm validade até 31 de dezembro de 2025, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme previsto no artigo nº: 24 da Lei nº: 13.019/2024. O investimento total destinado às entidades é de R$ 920.773,03.
O aporte financeiro permitirá às organizações utilizarem os recursos financeiros para contratação de profissionais, transporte das equipes e pagamento de taxas e serviços essenciais para participação em competições, além de despesas com hospedagem, alimentação, uniformes e materiais esportivos. Todas as entidades selecionadas seguiram rigorosamente os critérios estabelecidos nos Editais.
Das 17 entidades conveniadas, 15 atuam com o esporte de base e duas com projetos direcionados ao alto rendimento. Entre os projetos contemplados estão os de modalidades como xadrez, basquete, handebol, vôlei, natação, futsal e tênis de mesa, e também iniciativas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência.
Durante o evento, a prefeita Carmen Zanotto enfatizou a importância das escolinhas esportivas como agentes de transformação social. “Nós temos grandes atletas, mas além de participar dos campeonatos, as instituições que têm as escolinhas, tenham certeza absoluta, vocês estão mudando a realidade das nossas crianças e adolescentes”, observa.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, celebrou a concretização de um trabalho de longa data. “Tudo que discutimos há mais de 20 anos está sendo materializado. É um processo de construção de médio a longo prazo. As associações têm um papel fundamental à frente deste processo”, ressalta.
Entidades conveniadas:
- Lages Xadrez Clube (LXC)
- Associação de Pais e Amigos do Basquete (Apabla)
- Clube Caça e Tiro 1º de Julho
- Associação de Handebol Lages (HandLages)
- Associação Lageana dos Mesatenistas de Santa Catarina (Almesc)
- Associação de Voleibol Feminino de Lages (Avofel)
- Associação Lageana de Futsal (ALF)
- Associação Leoas da Serra
- Associação Lageana de Voleibol (ALV)
- Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips)
- Associação Serrana de Natação (Asena)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf)
- Associação Paranaense Divina Providência (Colégio Santa Rosa de Lima)
A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do esporte como instrumento de inclusão, educação e cidadania.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Nilton Wolff