Secretaria da Educação dá início à inauguração de Laboratórios de Iniciação Científica nas escolas municipais de tempo integral

Por Luiz Del Moura

Primeiro Laboratório foi inaugurado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Vicente. Investimento com a aquisição de equipamentos e materiais ultrapassa R$ 260 mil

A Secretaria Municipal da Educação iniciou, na tarde desta quarta-feira (14 de maio), a inauguração de Laboratórios de Iniciação Científica nas escolas municipais de tempo integral. O primeiro laboratório foi inaugurado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Vicente, no bairro São Sebastião. No decorrer do ano serão implantados mais quatro laboratórios, nas Emebs Índios, no distrito de Índios; Prefeito Waldo Costa, no bairro Vila Nova; Dom Daniel, no bairro Dom Daniel, e Anjo da Guarda, no bairro Sagrado Coração de Jesus. Os laboratórios serão utilizados para o Projeto de Iniciação à Ciência, e se tornarão espaços dedicados ao conhecimento, à inovação e ao despertar de novos talentos na pesquisa.

O investimento com a aquisição de equipamentos e materiais para uso nos laboratórios ultrapassou R$ 260 mil. Foram adquiridos equipamentos, como, microscópios binoculares, bastões de vidro, bandejas em polietileno, lupas de mão, frascos de iodeto de potássio e bicarbonato de sódio.

Para a prefeita Carmen Zanotto, é essencial melhorar a infraestrutura das unidades de ensino. “Precisamos dar condições de trabalho e aprendizado aos nossos professores, colaboradores, crianças e estudantes. A inauguração destes Laboratórios de Iniciação Científica representa a oportunidade do aprendizado. É maravilhoso perceber o encantamento das crianças ao observarem os experimentos científicos.”

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, reafirma o compromisso da gestão com a educação pública do município. “A cada entrega, cada ação, olho para as nossas crianças e estudantes e percebo que nosso compromisso aumenta. Nosso comprometimento é diário para oferecer educação gratuita, pública e de qualidade.”

A diretora da Emeb São Vicente, Alexsandra de Oliveira, se emocionou ao comentar a inauguração do Laboratório na escola. “É mais que uma estrutura física. Representa um novo olhar, uma nova chance às crianças e estudantes da nossa escola”, celebra.

A pequena Lorena Antunes Rosseti, de sete anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, aprovou o novo Laboratório e está ansiosa para poder utilizá-lo. “O Laboratório é muito lindo, dá vontade de aprender Ciências”, revela Lorena.

O evento encerrou com a demonstração do experimento “pasta de dente de elefante”, expondo a reação de decomposição da água oxigenada que, acelerada por um catalisador, forma uma espuma abundante, parecida com a pasta de dente que um elefante usaria. O experimento foi realizado pela professora Indhira Araujo Pilar, sob os olhares encantados das crianças.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

um + 7 =