A 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina celebrou na sexta-feira (30), seus 10 anos de criação da instituição. A solenidade na sede da corporação, contou com a presença do Comandante-Geral da PMSC, Coronel Emerson Fernandes; da Prefeita de Lages, Carmen Zanotto, e de diversas autoridades civis e militares.
A história da 5ª Companhia começou em maio de 2015, quando um grupo de policiais militares aceitou o desafio de iniciar as operações aéreas na Serra Catarinense. Em um cenário de alta complexidade, esses precursores deram o primeiro de muitos passos para tornar realidade o sonho de operações aéreas eficazes e seguras, operadas pelo Águia 04, na Serra.
Nesses 10 anos de atividades, o helicóptero Águia 04 percorreu mais de 300 mil quilômetros em atendimentos a ocorrências das mais diversas naturezas, demonstrando a importância vital do suporte aéreo na segurança pública da região. Como forma de reconhecimento desses profissionais e das instituições que apoiaram o trabalho do Águia 04, foram realizadas homenagens especiais.
A homenagem foi concedida às pessoas, empresas e organizações que por participação, afeição e contribuição à unidade aérea, concederam e ainda concedem suporte às ações planejadas ou emergenciais do Águia 04.
Homenagens e reconhecimentos
Durante a solenidade foram realizados atos de entrega de agradecimento aos Precursores; Amigos de Honra, entrega de Brasões e entrega de Medalhas. Como Parceiros, dez homenagens foram precedidas.
Na condição de Amigos de Honra, outras 23 homenagens foram realizadas, com destaque para a contribuição decisiva dessas pessoas ou instituições para o fortalecimento da aviação de segurança pública na Serra Catarinense. O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, recebeu essa honraria. Assim como o presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, e a prefeita de Lages, Camen Zanotto. Pela prestação de Serviços Excepcionais, outros nove militares foram homenageados. E por Brasão de Mérito, mais três militares.
Com reconhecimento de Medalha Corpo de Tropa, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, forma homenageados dez militares. Com Medalha de Mérito da Aviação da Polícia Militar, foram homenageadas três pessoas. Ao final do evento, foi inaugurada a galeria dos ex-comandantes, dos tripulantes aerotáticos e o corte do bolo comemorativo aos 10 anos de operações aéreas na Serra Catarinense, no salão nobre da 5ª Companhia de Aviação.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Por Assessoria de Comunicação | Amures
