Novembro + Azul: Prefeitura de Lages promove ações de informação e prevenção voltadas à saúde do homem

Por Luiz Del Moura

No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, a rede municipal de saúde intensifica ações e estratégias voltadas à saúde do homem, com foco na prevenção

Em apoio à Campanha Internacional Novembro Azul, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá uma série de ações ao longo do mês de novembro com o tema “Novembro + Azul”, voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de incentivar autocuidado e a atenção integral à saúde do homem.

A iniciativa busca reforçar a importância da realização de exames periódicos, da busca por atendimento médico regular e da adoção de hábitos saudáveis, como forma de garantir mais qualidade de vida e reduzir os índices de doenças que afetam a população masculina.

Durante todo o mês, serão realizadas palestras educativas, atividades de orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendimentos preventivos e ações comunitárias voltadas à conscientização sobre o tema. As atividades têm como objetivo quebrar tabus e estimular os homens a cuidarem mais da própria saúde, enfrentando o medo e o desconhecido que muitas vezes impedem a procura por atendimento.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destaca a relevância da campanha para o fortalecimento das políticas para o público masculino. “O Novembro + Azul é uma oportunidade de aproximar o público masculino dos serviços de atenção básica, promovendo o diálogo e incentivando o cuidado contínuo com a saúde. Nosso compromisso é garantir acesso, informação e acolhimento para todos”, ressalta a prefeita.

Sobre o câncer de próstata no Brasil

O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal responsável por conduzir a urina para fora do corpo. A doença é um tipo de câncer mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o período de 2023 a 2025, o Brasil deve registrar cerca de 71,7 mil novos casos de câncer de próstata por ano, representando aproximadamente 30% de todos os diagnósticos de câncer em homens.

Sintomas mais comuns na fase inicial da doença:

·         Dificuldade de urinar;

·         Demora em começar e terminar de urinar;

·         Sangue na urina;

·         Diminuição do jato de urina;

·         Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Prevenção e hábitos saudáveis

Está comprovado que manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis contribui significativamente para reduzir o risco de câncer de próstata e de outras doenças crônicas não transmissíveis. Além da alimentação, recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Novembro + Azul: confira a programação:

·         1/11 e 29/11 – Ação para Homens “Se ame, se cuide”, na Unidade Básica de Saúde da Penha – Consultas médicas, testes rápidos, reik, auriculoterapia, cranioterapia, meditação, aferição de sinais vitais e HGT. Das 9h às 12h e das 13h às 17h

·         11, 13 e 18/11 –  Ação Saúde do Homem na Policlínica – noturno – Consultas médicas

·         12/11 –  Ação Saúde do Homem no estacionamento do Supermercado Fort, na avenida Belizário Ramos, para toda a população.

·         21/11 – Ação no Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida (Crensa)- Roda de conversa às 14h.

·         22/11 – Ação Mercado Público – Consultas médicas, vacinação, verificação de sinais vitais, testes rápidos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), serviços odontológicos e sorteio de brindes. Das 13h às 17h.

·         24/11 – 1º Simpósio de Saúde do Homem – auditório do CCJ da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 13h às 17h.

Texto: Silvana Mateus – com informações do Ministério da Saúde

Arte: Joao Francisco Custódio Maciel

Leia também

Deixe um comentário