Paratletas se destacaram na primeira fase realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, de 16 a 22 de novembro
Ao representar Santa Catarina, os destaques foram os pódios conquistados pelos atletas do Atletismo. Lucas Pelin garantiu o 1º lugar no lançamento de disco e a 2ª colocação no arremesso de peso. Já a lageana Laura Faraon assegurou o 2º lugar no lançamento de pelota. No vôlei sentado, Lages é representada por Ana Elisa Agostini, Arthur Melo e pela técnica Michelle Levitte. “A participação da nossa equipe demonstra a força do paradesporto em Lages. É um orgulho para nós e para a prefeita Carmen Zanotto ver nossos paratletas representando tão bem o esporte lageano”, ressalta o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado.
Coordenador de Paradesporto da FME, Augusto dos Anjos salienta o papel transformador do evento para crianças em idade escolar. “O evento é uma das ferramentas eficientes de inclusão social, capaz de transformar a vida das crianças participantes e de suas famílias, fortalecendo autoestima, autonomia e vínculos sociais. As competições de base desempenham um papel fundamental na inserção de crianças em idade escolar no esporte, e oferecem oportunidades para que conheçam novas modalidades e ampliem suas possibilidades de prática esportiva.”
O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne mais de dois mil atletas de todo o país e é considerado o maior e mais importante encontro paradesportivo escolar do Brasil. A segunda etapa ocorrerá entre 26 e 28 de novembro, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Texto: Gabriela Sassi
Fotos: Divulgação