ma sessão solene do Poder Legislativo Lageano recebeu na noite desta quinta-feira (dia 27) dirigentes e profissionais do Lar Vicentino, responsável por abrigar mais de 80 idosos em Lages, além de secretárias da Prefeitura. A proposição foi do vereador José Osni Oliveira – Tio Zé (Republicanos) e representaram o Lar Vicentino na solenidade o presidente da instituição, Ivorlei Dutra, a diretora executiva Zilda Furlan Figueiredo e o tesoureiro George De Bona, os quais foram agraciados com certificados e um totem comemorativo da Câmara de Lages
O autor da sessão elogiou o trabalho desenvolvido há mais de um século em favor de uma parcela da população mais dependente de cuidados. “Eles atendem as pessoas idosas com muito carinho e com muito amor, é um trabalho feito com dedicação e muita luta. A gente sempre vai visitar os conhecidos, participa das festas e as pessoas vêm falar que são muito bem tratados, bem cuidados. Tem médico, dentista, psicólogo, tem tudo lá, então a gente só tem a agradecer pelo trabalho que eles têm feito”, reconheceu Tio Zé.
Boas novas foram dadas pela secretária municipal das Políticas Públicas para a Mulher e a Pessoa Idosa e vereadora licenciada desta Casa, Suzana Duarte. Ela conta que Lages vai assinar na próxima semana um convênio junto ao Fundo Estadual do Idoso para o recebimento de recursos que vão viabilizar a realização do “Projeto 60+ Vida Ativa”, que vai proporcionar atividades como pilates, dança e orientações sobre os direitos em oito territórios, incluindo o interior da cidade. “Isso vai representar uma diferença muito valiosa para as quase 29 mil pessoas idosas que vivem em Lages sejam respeitadas, cuidadas e valorizadas”, aponta ela.
“O tempo que esta instituição atua dentro de Lages já demonstra a sua qualidade. A secretária da Assistência Social tem o idoso como uma política pública e a gente fomenta isso com a compra de vagas nas instituições de longa permanência acolhedora que temos no município”, explicou a gestora da Secretaria da área, Inês Salmória.
Mais sobre o Lar Vicentino
Fundada em 1917, a Conferência Vicentina de Lages, mantenedora do Lar Vicentino, possui administração interna e uma diretoria composta por voluntários da sociedade lageana. A instituição não tem fins lucrativos e se mantém com doações, pela aposentadoria dos idosos, convênios com o poder público, além da realização da festa anual em honra à São Vicente de Paula.
Fica situado na rua José do Patrocínio, bairro da Brusque, em um terreno de 8 mil metros quadrados doado pelo Município de Lages em 26 de setembro de 1940, quando Indalécio Arruda era o prefeito e Nereu Ramos o interventor federal. Construído em alvenaria, o prédio compõe-se de três blocos, sendo o primeiro concluído em 1942, o segundo e o terceiro em 1948.
O Lar Vicentino acolhe 83 idosos entre 60 e 110 anos de idade. As instalações são divididas em alas feminina e masculina e cada uma conta com um refeitório e uma sala de recreação comum, com TV, sofás, mesa e cadeiras. Cada quarto acomoda duas camas e armário para guardar pertences pessoais, luz de vigília e campainha de alarme. Para cada dois quartos (ou quatro idosos), existe um banheiro com vaso sanitário e barras na lateral, um lavatório e um chuveiro, sem ter qualquer desnível ou degrau.
Também possui uma lavanderia e uma rouparia coletiva, recepção, cozinha industrial, refeitório, consultório médico, três farmácias e salas de televisão, enfermagem, psicologia, administração, de atividade motricional, de serviço social, de visitas, para trabalhos em grupo, um salão para festas e confraternizações, horta, solários e dois veículos para deslocamento externo.
A instituição conta ainda com psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, médico, educadores físicos, assistente social, contador, técnico em enfermagem, administrador, assistentes administrativos, jovens aprendizes, cozinheiras, cuidadores/serviços gerais, além de estagiários nas áreas de psicologia, fisioterapia, serviço social e enfermagem. Também dispõe de parcerias para serviços odontológicos e prótese dentária.