Com cerca de 600 quilômetros de extensão, nove municípios envolvidos, onze percursos e uma infinidade de paisagens deslumbrantes, será lançada na noite desta terça-feira (02), no Mercado Público de Lages, a maior Rota de Cicloturismo de Santa Catarina.
Planejada há pelo menos três anos, a Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense nasce com a proposta de se tornar um importante produto turístico da região, fomentando o desenvolvimento sustentável e fortalecendo a Serra Catarinense como destino. O projeto, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e pela Amures, teve parceria do Sebrae, que auxiliou na articulação e na criação de uma rota estruturada, sustentável e geradora de novas oportunidades de negócios.
Viabilizada com recursos de R$ 130 mil provenientes de emenda parlamentar da então deputada federal Carmen Zanotto, a rota conecta diferentes paisagens, altitudes e experiências, partindo de Lages. O percurso inicia no calçadão da Praça João Costa e segue em direção a Bocaina do Sul, passando por estradas rurais, cenários de altitude e pontos turísticos emblemáticos, incluindo trechos dentro do Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici.
O roteiro completo tem duração prevista de 11 dias, contemplando trechos com altitude máxima de 1.700 metros e mínima de 700 metros. Aproximadamente 80% do trajeto é composto por estradas de chão batido e os outros 20% por trechos asfaltados.
A solenidade de lançamento será aberta ao público e começa às 19h. Estarão presentes o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi; o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori; o assessor de turismo da Amures, Marinho Motta; os consultores da empresa Ecodestinos, Ademir Winkelhaus e Lúcio Machado; a prefeita de Lages, Carmen Zanotto; além de representantes do Sebrae.
Toda a rota está sinalizada para oferecer mais segurança e orientação aos ciclistas, facilitando a navegação. Um aplicativo específico foi desenvolvido para proporcionar uma experiência intuitiva e completa aos usuários.
Segundo Marinho Motta, novas ações e campanhas serão planejadas para ampliar o engajamento do trade turístico, em articulação com as entidades parceiras. Com o lançamento, a rota se torna um compromisso regional voltado ao desenvolvimento sustentável, à integração dos municípios e ao fortalecimento da economia e das belezas naturais da Serra Catarinense.
Integram a rota os municípios de Lages, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Painel.
Texto: Onéris Lopes
Fotos: Anderson Amarante
Assessoria de Comunicação | Amures

