Resultado da Parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a inciativa promoveu atividades maker e iniciação profissional em nove escolas municipais no decorrer do ano letivo
Com uma educação fundamentada no fazer, o Maker explora a curiosidade, a criatividade e a autonomia de crianças, jovens e adultos. O método espiral de aprendizagem, propõe um novo jeito de aprender, começando com a imaginação, passando pela criação, pelo brincar, pelo compartilhamento e pela reflexão, podendo retomar cada fase sempre que for necessário.
As atividades maker foram desenvolvidas com estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental das Emebs Hermínio Pinheiro Junior, do bairro Triângulo, Nossa Senhora da Penha, do bairro São Miguel, Anjo da Guarda, do bairro Sagrado Coração de Jesus, Professor Eduardo Pedro Amaral, do bairro São Francisco, Índios, no distrito de Índios e Frei Bernardino, do bairro Frei Rogério
Já os estudantes de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram de atividades pedagógicas de iniciação profissional, com noções de elétrica, eletrônica e robótica. Participaram da iniciativa jovens das Emebs Mutirão, no bairro Habitação, Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, e Professor Antônio Joaquim Henriques, no bairro Centenário.
A prefeita Carmen Zanotto reforçou a prioridade da gestão na área da Educação. “Com as aulas maker e de iniciação profissional, nossos jovens tiveram acesso a um tipo de conhecimento que muitos de nós jamais tiveram oportunidade na idade deles. As crianças e estudantes não são o nosso futuro, são o nosso presente. Nós temos que trabalhar hoje, todos os dias, para que eles possam quando jovens e adultos escolher o curso que quiserem porque o vestibular não será uma barreira”, salienta a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, agradeceu as instituições parceiras na execução do Programa e reforçou o compromisso em oferecer uma educação pública de qualidade “Muito obrigado ao Sesi e Senai, pela qualidade dos profissionais que estiveram à frente dos nossos estudantes. A nossa missão é oportunizar a cada criança, estudante, e adolescente do Sistema Municipal de Educação as mesmas oportunidades que os estudantes da rede privada possuem. O Programa Educação Municipal Conectada é um exemplo disto”, ressaltou o secretário Cristian.
O gerente executivo do Sesi Senai, Marcelo Tadeu Vieira Ramos Filho, ressaltou a importância da parceria com o poder público. “Para nós, uma instituição sem fins lucrativos, enquanto Sesi e Senai, manter uma parceria com a Secretária da Educação para programas como o Educação Municipal Conectada e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é extremamente importante para que possamos transformar a realidade de nossa região”, destaca Marcelo.
Etapa Regional do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola conheceu vencedores
A cerimônia também foi reservada à divulgação dos trabalhos premiados na Etapa Regional do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola, iniciativa de caráter pedagógico voltada à promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente e à erradicação do trabalho infantil.
Os vencedores receberam como premiação um voucher de bolsa de estudos para a realização de um curso técnico do Senai, a ser utilizado quando o estudante preencher os requisitos necessários.
A Comissão julgadora regional elegeu como trabalhos vencedores:
Categoria Conto – 4º e 5º ano
1º Lugar – Emeb Mutirão
Estudante – Beatriz da Silva Barbosa
Título: A menina que conheceu os seus direitos – 4º ano
Categoria CONTO – 6º e 7º ano
1º Lugar – Emeb Mutirão
Estudante – Sophia Eineck da Silva
Título: Sete e meia – 6º ano
Categoria MÚSICA – 4º e 5º ano
1º Lugar – Emeb Hermínio Pinheiro Júnior
Estudantes: Agatha Nunes Morais e Helena Barbosa da Rocha
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho