Serviços Públicos, Obras e Defesa Civil atuam nesta segunda-feira na remoção de galhos, desobstrução de vias e apoio aos prédios da Saúde afetados
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Obras e Infraestrutura atuam, nesta segunda-feira (1º de dezembro), na limpeza e reorganização dos locais atingidos pela tempestade convectiva registrada no fim da tarde de domingo (30 de novembro), em Lages. O trabalho ocorre em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que monitorou o evento meteorológico e realizou o levantamento das ocorrências.
O relatório técnico da Defesa Civil informa que a tempestade foi acompanhada por rajadas de vento de 53,64km/h às 18h35min, além de granizo, e causou alagamentos e quedas de árvores em diferentes bairros da cidade. Os Serviços Municipais percorrem vias em que houve queda de galhos de plantas e acúmulo de resíduos arrastados pela enxurrada e pontos que permaneceram parcialmente obstruídos após o temporal.
As ações desta segunda-feira envolvem remoção de árvores e galhos da pista, liberação de acessos, recolhimento de materiais desprendidos pelo vento e apoio às equipes que trabalham internamente nos prédios públicos danificados. No caso da Secretaria Municipal da Saúde, setores, como, Central de Imunização, Vigilância Epidemiológica, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Regulação, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Curativos Especiais, Oxigenioterapia e Ostomia, Próteses e Farmácia Básica Central, prosseguem com o atendimento ao público suspenso durante o dia para permitir reparos emergenciais e avaliações estruturais.
Enquanto os serviços internos são restaurados, a vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Salas de Vacina em funcionamento, assim como no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) e no Centro de Referência Especializada à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça). Em situações de urgência para retirada de medicamentos, a orientação é que os cidadãos busquem as unidades da Farmácia + Perto, localizadas nos bairros Vila Nova e Guarujá.
Os servidores – equipes – permanecem em atividade ao longo do dia nos bairros listados no relatório da Defesa Civil, que inclui São Francisco, Centro, Coral, Copacabana, Santa Catarina, Morro do Posto, Universitário e Gralha Azul e demais regiões que registraram destelhamentos, queda de árvores e pontos de alagamento. A retomada dos atendimentos nos setores da Saúde ocorrerá conforme a conclusão dos reparos necessários.
A prefeita Carmen Zanotto acompanhou as equipes nas primeiras horas da manhã e reforçou o compromisso com a retomada dos serviços públicos. “Estamos com todas as equipes mobilizadas desde cedo. Os objetivos são restabelecer as condições de trabalho e garantir assistência aos moradores no menor tempo possível.”
Os trabalhos continuam ao longo do dia nos bairros atingidos, com foco na segurança viária, limpeza das áreas afetadas e apoio às unidades públicas que tiveram estruturas comprometidas.
Texto: Allan Borges
Fotos: Fábio Pavan