Rede pública municipal de saúde passa por ações permanentes de higienização e manutenção

Compartilhe:

Serviços englobam limpeza interna e externa de estruturas físicas e pátios, roçada de vegetação, capinação, varrição, remoção de resíduos e manutenção em rede de energia elétrica; estes os cuidados ininterruptos

Desde o início de 2025, a atual administração pública municipal – Prefeitura de Lages – mantém um trabalho contínuo e intenso de higienização e manutenção em todas as estruturas da rede pública municipal de saúde. Os trabalhos são executados de forma constante pelas equipes de servidores responsáveis por estas atribuições, contemplando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das áreas urbana e rural, além dos demais setores que integram o sistema público de saúde do município. Em 2026, os serviços seguem no mesmo ritmo, em continuidade e eficiência das medidas da Prefeitura – Secretaria da Saúde. Conforto para profissionais e pacientes.

Trata-se de limpeza interna e externa de estruturas físicas, de seus equipamentos e pátios, roçada de vegetação, capinação, varrição, remoção de resíduos e manutenção em rede de energia elétrica.

Ao longo do mais recente fim de semana (17 e 18 de janeiro), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Popular e Promorar receberam as melhorias de higienização e manutenção. Os profissionais atuaram também nas Unidades de Saúde situadas nas localidades Índios (Distrito) e Mirante. A secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, acompanhou as ações.

A iniciativa atende a uma solicitação da prefeita Carmen Zanotto, pois, manter os espaços públicos em condições apropriadas à comunidade, é um dever do Poder Público. “Estamos priorizando o cuidado com as Unidades de Saúde da cidade e do interior. Os ambientes estão bem cuidados, seguros e acolhedores, características de qualidade do atendimento e de respeito com cada cidadão que utiliza os serviços do município”, defende a secretária Rose Cristina Possato.

Para minimizar possíveis impactos no funcionamento das UBSs na prestação de seus atendimentos à população e evitar transtornos aos atendimentos, parte dos trabalhos é realizada no período noturno e aos fins de semana. Neste ano, as equipes têm retornado aos locais para a realização de uma nova lavação interna e externa das paredes, e prática de todos os demais serviços previstos. Em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os trabalhos já foram feitos mais de uma vez, especialmente os de capinação e varrição.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Silvana Mateus e Secretaria da Saúde/Divulgação

Galeria

Leia também