Por Revista Expressiva

Santa Catarina terá um amplo programa de incentivo ao empreendedorismo inovador nas universidades. A iniciativa é realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O investimento chega a R$ 9,5 milhões para criação de incubadoras e pré-incubadoras nas instituições de ensino superior. O lançamento do edital será feito na próxima terça-feira, 21.

O objetivo é envolver estudantes de graduação, egressos recém-formados e jovens pesquisadores dos cursos de pós-graduação. Serão contempladas ideias inovadoras e sustentáveis, tanto ambiental quanto social e economicamente, em todas as áreas do conhecimento.

Com o programa, será possível tornar os trabalhos de conclusão de curso em negócios, produtos e serviços, resultando em transferência de tecnologia para o mercado, na criação de startups e de novos negócios, além de emprego e renda.

Como participar

Cada Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina (IES) poderá apresentar até cinco propostas. A submissão deve ser feita entre 21 de setembro e 18h do dia 21 de outubro de 2021 na Plataforma da Fapesc. O edital completo ficará disponível no site da Fapesc.

Live de lançamento

A Fapesc fará uma live na próxima terça-feira com as principais lideranças acadêmicas de Santa Catarina para falar sobre o programa e tirar dúvidas.

Quem quiser, pode acompanhar pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/FapescGovSC)  da fundação a partir das 14h.

Indicadores

O Ranking Universidades Empreendedoras, de 2019, mostra que 74% dos estudantes universitários brasileiros acreditam que têm uma postura empreendedora. Também que 6 em cada 10 pretendem abrir uma uma empresa em algum momento da vida.

Esse cenário se contrapõe ao contexto das universidades em que 57% dos alunos afirma que não há ou não conhece os ambientes de inovação dentro das instituições.

O perfil médio dos estudantes que responderam às questões do ranking é composto por mulheres (55%), homens (45%) e que vivem com renda familiar menor do que três salários mínimos (50%).

No que se refere ao contexto local, seis universidades catarinenses estão entre as 50 mais empreendedoras do país.

UFSC (6º lugar)

UnoChapecó (17º)

Udesc (21º)

Furb (31º)

Univille (36º)

Unesc (44º)

 

Confira o ranking completo em https://universidadesempreendedoras.org/ranking/

Leia também

Deixe um comentário

7 − 1 =