Em alusão ao Setembro Amarelo, os programas de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Lages, irão promover atividades e levar por meio das equipes técnicas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Caps ad e Caps i, o tema nos grupos, oficinas terapêuticas e reuniões de familiares durante todo o mês de setembro.
Segundo a gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Janaina Schlickmann, falar sobre o tema que afeta indivíduos de diferentes origens, classes sociais e idades é essencial para preveni-lo. “Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo, pode ser o primeiro e mais importante passo”, disse.
Ações programadas referentes ao Setembro Amarelo
21/09 – Reunião da divulgação do Projeto “Saúde Mental fortalecendo a rede” voltada aos profissionais da Atenção Primária de Saúde (UBS) e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Rede municipal e estadual de ensino.
22/09 – Roda de conversa “Saúde Mental no Contexto Escolar, pós pandemia”, para os gestores Coordenadoria Regional de Educação (escolas estaduais)
29/09- Roda de conversa “Saúde Mental no Contexto Escolar, pós pandemia”, para os profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Lages.
29/09 – Debate Setembro Amarelo ‘Prevenção ao Suicídio’ na Uniplac (Realizado pelo Centro Acadêmico de Serviço Social)
Texto: Natasha Monteiro
Foto: Divulgação