No Dia do Gaúcho, 20 de Setembro, data alusiva ao início da Revolução Farroupilha (1835-1845), um grupo de cavaleiros partiu da Chácara Bom Jesus Turismo e Lazer, no bairro Caça e Tiro, e por volta das 11 horas percorreram as avenidas 1º de Maio e Camões.
A cavalgada foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, com apoio do tradicionalista e empresário rural Elisiário Vieira, juntamente com cavaleiros da “Comitiva Paulista” – Projeto Cruz Alta-RS/Sorocaba-SP, sendo que estes percorrem o antigo Caminho das Tropas, tendo chegado a Lages, no sábado (17), pelo Passo de Santa Vitória (no rio Pelotas).
Neste 20 de setembro, a cavalgada comemorativa finalizou junto ao Monumento do Tropeiro, em frente ao Parque de Exposições Conta Dinheiro, onde a “Comitiva Paulista” foi fotografada e dali partiu para Correia Pinto, rumo a Sorocaba-SP, num percurso total de 1.700 quilômetros.
Na Chacará Bom Jesus, Elisiário Ramos presenteou os tropeiros com uma lança da época da Revolução Farrapa, pertencente ao Museu do Tropeiro, fundado pelo empresário. A passagem desses tropeiros por Lages no Dia 20 de Setembro coincide com a tradicional cavalgada comemorativa da Revolução Farroupilha. Lages teve momentos marcantes na história Farrapa, com destaque para a Proclamação da República Lageana, em 1839, e a Batalha do Passo de Santa Vitória, da qual participaram o casal revolucionário Anita e Giusepe Garibaldi.
“Apoiamos o projeto Cruz Alta-RS/Sorocaba-SP devido à importância do Tropeirismo como base ao desenvolvimento econômico do nosso país”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori Júnior (Joinha).
Por Iran Rosa de Moraes