Eleito presidente da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) por aclamação no dia 11 de dezembro, o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, participou na manhã desta quarta-feira (17), de sua primeira entrevista em estúdio na condição de dirigente da entidade. O convite partiu do jornalista Rodrigo Silvério, da Rádio Clube de Lages, durante o programa Clube Cidade.
Na entrevista, Baldessar falou sobre os planos e prioridades à frente de uma das maiores associações municipalistas de Santa Catarina. Segundo ele, a intenção é dar continuidade e intensificar o trabalho desenvolvido pelo atual presidente, o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, com foco nos 18 municípios associados. Entre as ações destacadas estão os projetos de engenharia, considerados fundamentais para obras estruturantes, além do fortalecimento do turismo, que cresce de forma consistente em toda a Serra Catarinense.
“Lages é o maior município da região e, portanto, uma referência. O apoio da prefeita Carmen Zanotto será fundamental para promovermos, juntos, o desenvolvimento regional, assim como ela já fez enquanto deputada federal”, afirmou Baldessar. O presidente eleito ressaltou ainda a importância da parceria com a prefeita de Lages para agilizar, inclusive, os repasses de recursos estaduais aos municípios.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, também participou da entrevista e apresentou números do Movimento Econômico, que impactam diretamente na arrecadação municipal. Ele destacou, ainda, a mobilização dos setores público e privado para viabilizar a retomada de voos no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, localizado em Correia Pinto.
Durante a conversa, Baldessar informou que fará, no final deste mês, a transferência da presidência do Consórcio Interfederativo de Saúde da Amures (Cisamures) à prefeita de Lages, Carmen Zanotto. Como presidente da Amures, uma de suas metas será concluir o processo de intervenção no Hospital de Otacílio Costa. O prefeito também comentou sobre temas como logística, atração de investimentos, continuidade do Masterplan regional e apoio à implantação de futuras rotas turísticas.
A posse de Fabiano Baldessar na presidência da Amures ocorre automaticamente a partir de 1º de janeiro de 2026. O mandato se estende até 31 de dezembro do mesmo ano.
Texto/ fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação Amures

