Curso de verão ensinará jovens a fazer prototipação em impressão 3D no Orion Parque

Compartilhe:

O curso acontecerá no Espaço Maker do Centro de Inovação de Lages, no Orion Parque, para jovens a partir de 12 anos de idade e oferecerá certificação de 200 horas.

A impressão 3D já é uma realidade no cenário tecnológico. No campo do desenvolvimento de produtos, dentro das fábricas e até na área da saúde e odontologia, os protótipos 3D representam o futuro tecnológico de entregas rápidas e com custo reduzido. Pensando no fomento desse novo mecanismo, o Centro de Inovação de Lages, em parceria com a Fapesc e a Prefeitura Municipal de Lages, lança o Curso de Verão para jovens a partir de 12 anos de idade que desejam aprender a criar protótipos em impressão 3D. As aulas iniciam em 02 de fevereiro e serão realizadas no Espaço Maker do Centro de Inovação.

O Espaço Maker já inicia as atividades colocando as impressoras 3D para funcionamento no Curso de Verão, que trabalhará os módulos de Introdução e Fundamentos, Configuração e Operação da Impressora, Fatiamento e Preparação de Arquivos, Modelagem 3D e Customização, Projeto Prático e Execução; finalizando no mês de março com a apresentação dos projetos.

O curso iniciará suas atividades em 02 de fevereiro e seguirá até o mês de março, no contraturno escolar dos jovens. Serão 10 turmas, com 10 alunos cada, a partir de 12 anos. A certificação será de 200 horas.
A metodologia será ministrada pelo Empreendedor Luciano Goedert de Souza, fundador da Raízes 3D, empresa residente no Centro de Inovação de Lages, que atua na área de impressão 3D de peças personalizadas e itens da cultura geek. Luciano é engenheiro mecânico, com experiência em metalurgia, processos e projetos, atua conciliando engenharia, inovação e produção prática.
Luciano comenta que o Curso de Verão é uma oportunidade para os jovens criarem seus próprios brinquedos e pensarem no empreendedorismo como uma porta a ser explorada “além da visão empreendedora, o curso traz esse senso de criatividade, por que a impressão 3D tu consegue desde fazer um dinossauro articulado, até fazer uma peça para uso na medicina. Na impressão 3D, a limitação é a capacidade que a pessoa tem de imaginar coisas”
“No Curso vamos apresentar as máquinas e os materiais que são utilizados, e aí vamos iniciar a prática de fatiamento na impressão 3D. A gente vai muito nessa parte inicial por que cada coisa tem uma configuração diferente e a medida que eu for passando algumas variáveis, a gente vai fatiando as peças. Vai ser uma coisa bem dinâmica e vou apresentando as configurações, bem mão na massa para fixar o conhecimento” comenta, Luciano.
O Curso de Verão é uma realização do Centro de Inovação de Lages, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Edital nº40/2024 que prevê Programas Estruturantes para Sustentabilidade e Competitividade do Centro de Inovação de Lages.
O curso tem um valor de R$200,00 reais e será cobrado mediante inscrição no Sympla. Acesse orionparque.com/3d para realizar a inscrição.

Leia também