Balcão Cidadão, da Prefeitura, contabiliza mais de 1.600 atendimentos realizados em apenas três meses

Por Luiz Del Moura

O Balcão Cidadão, departamento da Prefeitura de Lages, iniciou no mês de agosto deste ano os atendimentos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na rua Manoel Thiago de Castro, nº 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz. Antes disso, a estrutura funcionava na rua Zeca Neves, próximo ao Parque Jonas Ramos (Tanque).

Relatório interno mostra que, nesses três meses, desde que o Balcão Cidadão passou a integrar a pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo, já foram realizados 1.656 atendimentos. Destaque para a confecção de carteiras de identidade (RG), que nesse período, referente agosto a outubro, representou 801 procedimentos. Na sequência aparecem a confecção de 375 cartões SUS e certidões criminais; 271 Carteiras de Trabalho; 89 Cadastros de Pessoa Física (CPF); 79 isenções de certidão civil; 41 credenciais de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais.

“Fizemos uma grande mobilização, incluindo viagens ao Instituto Geral de Perícias, em Florianópolis, para que a população pudesse voltar a fazer a Carteira de Identidade no Balcão Cidadão. O tempo de espera antes estava grande, e quando o serviço foi retomado por nós, conseguimos garantir a entrega do documento com mais agilidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori. “Outro ponto positivo é que estamos localizados há apenas duas quadras do terminal urbano, o que facilita o deslocamento e acesso das pessoas”, acrescenta.

Entre os serviços gratuitos disponibilizados pelo Balcão Cidadão estão os seguintes:

– Carteira de Identidade;

– Carteira de Trabalho Digital;

– Seguro-desemprego (pela Carteira de Trabalho Digital);

– Cadastro de Pessoa Física (CPF) – (primeira e segunda vias e situação cadastral);

– Casamento comunitário (inscrições);

– Cadastro Único (CadÚnico) – (impressão de inscrição);

– Alistamento militar online pela conta virtual do Governo Federal (gov.br);

– Certidão negativa de débitos municipais para pessoa física;

– Certidão de antecedentes criminais pelo Fórum Nereu Ramos/Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Polícia Federal;

– Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) – (cadastro, atualização e impressão);

– Credencial de estacionamento para idoso (a) e pessoa com deficiência física;

– Isenção de taxa de Certidão de Nascimento e/ou Casamento (pessoas de baixa renda)

Para consultar os documentos indispensáveis para cada um dos serviços ofertados pelo Balcão Cidadão, basta acessar o site https://www.lages.sc.gov.br/balcao-cidadao. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O contato pode ser realizado pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700. Outra opção é o e-mail: balcaocidadao@lages.sc.gov.br

 

Texto: Flávio Fernandes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

9 − 9 =