BNP Paribas anuncia parceria com Banco da Família para financiar projetos de “economia verde”

Por Luiz Del Moura

Acordo prevê liberação de linhas de financiamento para pequenos produtores rurais, energia solar e saneamento básico

O BNP Paribas – banco global presente em 64 países –  firmou parceria com o Banco da Família, uma das principais instituições de microfinanças do País, para financiar projetos de economia verde. Num primeiro momento, foi feito um aporte de R$ 6 milhões, que será direcionado para iniciativas na agricultura, saneamento e energia solar nos três estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Além do Banco da Família, apenas outras duas organizações europeias foram selecionadas. A parceria é por meio do Instituto JuST (Just Sustainability Transitions Institute), ONG focada nos financiadores da transição ecológica global.

O BNP Paribas apoia instituições de microfinanciamento há mais de 30 anos. Baseando-se na sua experiência em empréstimos vinculados à sustentabilidade, o Banco tem o objetivo de adaptar este mecanismo financeiro ao microfinanciamento inclusivo e sustentável. Além disso, os colaboradores do Banco da Família receberão treinamento e assistência técnica para atuarem como multiplicadores de iniciativas sustentáveis.

Para a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, que também preside a Associação Brasileira das Instituições de Microfinanças e Microcrédito (ABCRED), a parceria com o BNP Paribas coloca o Banco da Família no mapa da economia verde. “Somos a única instituição selecionada para esta parceira fora da Europa. Isso é significativo e estratégico para a instituição. Além disso, proporciona sustentabilidade de longo prazo para as famílias envolvidas e minimiza o impacto ambiental em suas comunidades, além de potencializar o aumento de nossas carteiras de saneamento e de energia solar estendendo estas soluções a mais famílias”.

Classificada como Organização Social de Interesse Público (OSCIP), o Banco da Família tem como foco o atendimento às populações mais vulneráveis. Além de linhas de microcrédito produtivo, atua com outros produtos, como o financiamento de infraestrutura básica de saneamento (construção de banheiros, instalação de fossa séptica, aquisição de caixa d’água, entre outros) e, desde 2020, em projetos de energia solar. Em 25 anos, o Banco da Família já liberou mais de R$ 2,4 bilhões (valores atualizados pelo IGPM) em financiamentos e atende 25 mil clientes nos três Estados do Sul.

“Até agora, as microfinanças desempenharam um papel fundamental para aqueles que não têm acesso ao crédito bancário tradicional, e que também sofrem os impactos das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade. A inovação do Financiamento Inclusivo e Sustentável lançado com o JuST Institute é um divisor de águas, que beneficia tanto as instituições quanto seus clientes”, diz Alain Levy, responsável pela área de Finanças Inclusivas para as Américas e Ásia.

Sobre o BNP Paribas Brasil

O Banco BNP Paribas opera no Brasil desde 1996. Desde 2010, quando a área de Securities Services entrou em funcionamento, a unidade brasileira passou a reunir o maior número de linhas de negócios na América Latina, tornando-se uma das maiores operações do Grupo em mercados emergentes. Hoje, no Brasil, o Grupo está presente com as áreas de Corporate & Investment Banking, Asset Management, Seguros (Cardif) e Gestão de Frotas (Arval).

Atualmente o BNP Paribas Brasil possui cerca de 1.400 colaboradores. No Brasil, figura entre os maiores bancos internacionais de investimentos em total de ativos, oferecendo diversidade de produtos e múltiplas soluções para seus clientes. O BNP Paribas destaca-se por sua liderança financeira na Europa e por seu alcance internacional. Hoje o grupo está presente em 64 países oferecendo serviços variados, visando criar sinergias entre negócios e atender as necessidades locais e internacionais de clientes ao redor do mundo.

Daiana Constantino – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

quatro × 2 =