O sábado (18), ao meio-dia, se transformou num momento especial para um público seleto, especialmente convidado. No Espaço Tropilha, em Lages ocorreu a apresentação e a degustação do produto. Ocasião em que também foi formalizado um Termo de Cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento da raça bovina em todo o Estado. Por isso, a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, demais autoridades, produtores e apreciadores da carne.
O evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula Lageana (ABCCL), com o apoio do Sebrae/SC e Embrapa, é mais um passo para construir um modelo de evento que possa contemplar um público diferenciado. O formato se dá pelo pequeno volume de produção de carne para ofertar ao mercado. Segundo o presidente da ABCCL, Edson Martins, a organização de festivais será o caminho para atender aos apreciadores da carne da raça Crioula Lageana.
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
O documento assinado com a ABCCL durante o evento se constitui num componente essencial dos sistemas de produção animal existentes e de grande valor para a estratégia de desenvolvimento regional. Considerando que a raça bovina Crioula Lageana é reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, o Termo de Cooperação irá promover o serviço de registro genealógico da raça; apoiar a prova de Avaliação de Desempenho de touros jovens da raça Crioula Lageana, com a identificação de reprodutores, e também promover um programa de Certificação dos Produtos e Subprodutos específicos da raça.
A partir do Termo, também será possível amplificar os conhecimentos sobre a raça Crioula Lageana e dar mais ênfase à certificação de denominação de origem. Portanto, a potencialização do produto ganha a participação direta da Secretaria de Estado da Agricultura, através do agora secretário Valdir Colatto. Como deputado federal, em 2008, ele atuou no reconhecimento da raça Crioula Lageana e na sua variedade mocha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O registro se tornou um dos principais marcos da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula Lageana (ABCCL), por meio da portaria 1.048 de 31 de outubro de 2008. “Foi uma briga com o Rio Grande do Sul que queria registrar a raça como Boi Franqueiro, mas a gente conseguiu oficializar a Crioula Lageana. Portanto, não poderia deixar de prestigiar este evento e dizer que a nossa Secretaria está disposta a trabalhar no fortalecimento dessa raça”, afirmou Colatto.
Participação do Sebrae/SC
O sábado (18), ao meio-dia, se transformou num momento especial para um público seleto. No Espaço Tropilha, em Lages ocorreu a apresentação e a degustação da carne da raça Crioula Lageana. Ocasião em que também foi formalizado um Termo de Cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento da raça em todo o Estado. Por isso, a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, demais autoridades, produtores e apreciadores da carne.
Conforme explicou o gerente regional do órgão, Altenir Agostini, o Sebrae tem trabalhado numa política de valorização de produtos da Serra Catarinense, a exemplo de alguns que já conquistaram o selo da Indicação Geográfica (IG), tais como, o queijo serrano, o mel de melato da bracatinga, a maçã fuji de São Joaquim e os vinhos de altitude. Na raça Crioula Lageana, o que existe é um trabalho que vem sendo executado numa fase anterior, voltada à condição de melhoramentos, produção e seleção dos animais ligados ao campo produtivo. “Depois, queremos chegar a uma etapa em que nós possamos ter animais aptos e da melhor qualidade possível a irem para o mercado, já certificados”, completou Altenir.
Autoridades presentes
Foram inúmeras as autoridades políticas e representativas ao setor produtivo presentes no evento. Formaram a tribuna, o anfitrião e presidente da ABCCL, Edson Martins, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, o vice-prefeito Juliano Polese e o gerente regional do Sebrae Alternir Agostini. Virtualmente participou o representante da Embrapa, Alexandre Floriani Ramos. Também compareceram o presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Aldori Freitas, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori, o presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, o presidente da Associação Paranaense do Porco Moura e o produtor Emílio Binotto, entre outros.
Sobre a ABCCL
A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula (ABCCL), fundada em 2003, tem como principal objetivo a preservação e a valorização da raça Crioula Lageana. E, com esse intuito, muitas ações já foram implementadas até os dias atuais, em especial, o reconhecimento da raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2008. Para que se entenda o grau de importância desse reconhecimento, vale lembrar que o Brasil possui apenas três raças nativas reconhecidas, e uma delas é a raça do gado crioulo lageano.
Crédito Fotos: Fernanda Velho
Por Assessoria de Imprensa PCV Comunicação & Marketing