Cidadãos ausentes no dia da visita do recenseador a sua casa devem ligar e responder ao questionário ou agendar entrevista pelo telefone

Por Luiz Del Moura

A folha de recado deixada na caixa de correspondência tem informações salutares, entre as quais, o nome do entrevistador, matrícula, código de endereço e número de contato telefônico, com a finalidade de o morador retornar à comunicação e ser submetido à entrevista por telefone ou agendar o melhor dia e horário para uma nova abordagem e entrevista presencial para a coleta de dados a partir das respostas ao questionário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da área regional de Lages emite um alerta à população do município com ênfase aos habitantes de ausência no domicílio na data de visita do profissional do Censo Demográfico 2022 para a sua entrevista. Nas residências em que nenhum morador apto a responder foi encontrado (acima de 12 anos), o recenseador deposita uma folha de recado com informações salutares na caixa de correspondência (Correios), entre as quais, o nome do entrevistador, matrícula, código de endereço e número de contato telefônico, com a finalidade de o morador retornar à comunicação e ser submetido à entrevista por telefone ou agendar o melhor dia e horário para uma nova interferência e entrevista presencial para a coleta de dados a partir das respostas ao questionário – dentre as indagações, idade, sexo, cor ou raça, escolaridade, religião, renda e saneamento básico. Os profissionais se apresentam devidamente uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

O nome e matrícula do recenseador podem ser validados em respondendo.ibge.gov.br ou por telefone: 0800 721 8181 (Central de Atendimento ao Censo – CAC – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h). Ambos dispositivos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR Code, levando à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) do recenseador. “Nosso alerta e apelo são dirigidos àquelas pessoas que coincidentemente não estavam em suas moradias no dia da abordagem. Não podem perder a chance de fazer sua parte no exercício da cidadania de repassar sua realidade no contexto social e econômico para que os órgãos de governo possam planejar, formular e implantar e implementar políticas públicas em benefício da infraestrutura da sua rua e do seu bairro, saúde, saneamento básico, educação, segurança, planejamento, da cidade e interior. Contamos com todos”, reivindica o coordenador de Área da Região de Lages, do IBGE, Paulo Peruzzo Filho, em seu aconselhamento.

O Censo, a mais ampla pesquisa sobre a população brasileira do IBGE, está previsível para ser realizado a cada década. Mas foi suspenso em 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19.

Pelo hotsite https://censo2022.ibge.gov.br/ é possível inteirar-se mais e acompanhar diariamente o total da população recenseada no Brasil e a evolução dos setores trabalhados por unidades da federação. O IBGE é um órgão ligado ao Ministério da Economia e em seu portal podem ser acessadas informações adicionais: https://www.ibge.gov.br/.

Mas, e o que vão me perguntar?

Existem dois tipos de questionário: básico, com 26 quesitos, e depende de em torno de cinco minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado possui 77 perguntas e leva 16 minutos. Este, respondido por 11% dos domicílios.

Atenção!

Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela Internet, está facultado responder ao Censo também por telefone. Todavia, independentemente da modalidade escolhida, o recenseador precisa visitar o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

Em Lages, mais de 40 mil casas já consultadas

Até o dia 20 de outubro, 62% da população lageana já havia sido recenseada. Os profissionais visitaram 68% de domicílios na área urbana do município. Este percentual foi estabelecido baseado na atualização dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021. Das 60 mil residências registradas em Lages já foram visitadas 40 mil, ou seja, um total de 96 mil pessoas recenseadas, de acordo com o coordenador de Área da Região de Lages, Paulo Peruzzo Filho.

O encerramento dos trabalhos em Lages e na região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) está previsto para 10 de dezembro, data estipulada pelas coordenações estadual e nacional. “Lembramos que estamos na reta final em Lages, inclusive com um número suficiente de recenseadores a campo para finalizar os trabalhos na data programada. A dificuldade atual é a respeito da área rural, pois há o empecilho de locomoção, como do número de recenseadores. Porém, o andamento das atividades está a contento.”

 

Texto: Daniele Mendes de Melo

Artes: Censo Demográfico 2022/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

dois × 4 =