Evento destaca competitividade dos destinos termais e contou com a participação do Conserra
O Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) tem tido presença marcante em eventos nas mais variadas regiões do Estado. O objetivo, estar alinhado constantemente com as projeções atualizadas para também, criar alternativas da modernização da região, com atrativos e conhecimentos compartilhados.
O exemplo está no fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina, que esteve em pauta durante o IV Thermal Meeting – OMTh, realizado, nesta terça-feira (14), no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santo Amaro da Imperatriz (SC). O encontro foi promovido pela Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Santur, Organização Mundial de Termalismo (OMTh) e Sociedade Brasileira de Termalismo.
Na ocasião, estiveram reunidas lideranças, gestores e especialistas nacionais e internacionais do setor, debatendo ações estratégicas para integrar os destinos termais catarinenses e ampliar sua competitividade frente a polos consolidados do país e do exterior.
Conserra presente
Entre os participantes, o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) marcou presença institucional, representado pelo diretor de Infraestrutura e Roteirização, Bruno Santos da Silva, que enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre as regiões turísticas para o fortalecimento do termalismo.
Na visão do dirigente serrando, o termalismo é um segmento que carrega não apenas o potencial econômico, mas também o valor da saúde e do bem-estar. Santa Catarina tem vocação natural para esse tipo de turismo, e o fortalecimento das rotas termais precisa caminhar lado a lado com a qualificação dos serviços e a integração entre os destinos.
Durante o encontro, foram apresentadas tendências e estratégias para que os hotéis termais se tornem mais competitivos, inspiradas em experiências bem-sucedidas em estados como Rio Grande do Sul e Paraná. “Entre as principais diretrizes estão a melhoria no atendimento ao público, com capacitação bilíngue e treinamentos constantes para os colaboradores, além de investimentos em gestão, hospitalidade e sustentabilidade”, evidenciou Bruno.
Essas ações se conectam aos três eixos estruturantes do desenvolvimento turístico catarinense:
- Ordenamento e Desenvolvimento – aprimoramento da infraestrutura e valorização dos atrativos naturais;
- Formalização, Qualificação e Certificação – profissionalização do setor e fortalecimento da mão de obra local;
- Promoção e Apoio à Comercialização – ampliação da presença dos destinos termais no mercado nacional e internacional.
Com debates técnicos e propostas práticas, o IV Thermal Meeting reafirmou o protagonismo de Santa Catarina como referência nacional no turismo termal, comprometida com a inovação, a qualificação e a integração entre seus destinos de águas termais.
Foto: divulgação/ilustrativa
Assessoria de Comunicação – Conserra / Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC)
Local: Santo Amaro da Imperatriz (SC)
Data: outubro de 2025