A engenheira agrônoma Edilene Steinwandter, egressa do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está na lista da Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro.
A relação foi divulgada em 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural, e elege as super poderosas na produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, política, entidades, grupo e influenciadoras digitais.
Esta é a primeira vez que a Forbes divulgou a lista, com nomes que estão transformando diferentes segmentos do setor. A revista procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo, com o objetivo de homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio.
Edilene tem graduação em Agronomia pela Udesc Lages, em 1999, mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialização em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Atual presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a engenheira agrônoma é a primeira mulher a assumir o cargo. Catarinense, natural de Treze Tílias, começou a atuar na Epagri em 2002 como extensionista rural, no município de Ponte Serrada. Já foi gerente regional e gerente estadual de extensão rural, até a posse na presidência, em 2019.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages