Expolages 2022 inicia com apelo à liberdade e ao crescimento econômico

Por Claudio Santos

As incertezas impostas pelo atual momento político nacional acabaram sendo assunto nos discursos da noite de abertura de mais uma edição da Expolages, aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (13). O presidente da Associação e Sindicato Rural, costumeiramente, como anfitrião é o primeiro a falar. Atento e preocupado com o futuro do Brasil, pediu pela liberdade e pela oportunidade de o país seguir crescendo economicamente. No evento, estiveram presentes as principais lideranças da Região, além de um grande público que praticamente lotou o pavilhão José Arruda Ramos, palco de grandes leilões de animais.

Márcio Pamplona

Sobre a exposição, Pamplona lembrou que em 1911, em Lages, foi instalado um posto zootécnico, exatamente no local onde hoje se encontra a Epagri. O objetivo na época, era de fazer o melhoramento genético da pecuária catarinense. Com o passar do tempo, em 1920 foi então realizada a primeira exposição de animais do Estado e uma das primeiras do país. “Passados mais de 100 anos, técnicos e produtores persistem no trabalho de buscar cada vez mais o melhoramento genético dos rebanhos”, ressaltou.

José Zeferino Pedroso

A Feira se encerra somente na noite de segunda-feira (17), com a realização do último leilão, de Gado Geral. Já o setor multissetorial encerra no domingo (16). Por sua vez, o presidente da Associação Empresarial (ACIL), Carlos Eduardo de Liz, também ressaltou a grandeza da Expolages, ressaltando que já está sendo necessário ampliar o espaço para poder receber um maior número de expositores.

Antônio Ceron, prefeito de Lages

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedroso também salientou a preocupação quanto ao futuro no Brasil. Reiterou que o país vive uma encruzilhada. Afirmou que um governo precisa ser sinônimo de riqueza, de geração de empregos, de desenvolvimento, e ficar distante da ineficiência e da corrupção. Para finalizar, o prefeito Antonio Ceron, ressaltou que a Expolages é um evento marcante para a cidade. Também mencionou o passado, lembrando que a pecuária tem a ver com a fundação de Lages, e que passados mais de 250 anos, a atividade está cada vez mais pujante no município.

Programação

O pavilhão multissetorial, nesta sexta-feira (14), abre às 18 horas para visitação. No sábado e no domingo, dias 15 e 16, a partir das 12 horas. Por outro lado, externamente os expositores estarão atendendo durante o dia. Prosseguem também os julgamentos e leilões de animais.

 

 

Leia também

Deixe um comentário

5 × três =