Temas da atualidade do agronegócio foram debatidos no encontro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) com produtores, dirigentes e líderes de sindicatos rurais da região serrana, na semana passada, na sede do Sindicato Rural de Lages, no Parque de Exposições Conta Dinheiro onde ocorre a Expolages. Na ocasião foi inaugurado o novo espaço do Sistema Faesc/Senar-SC.
O encontro foi coordenado pelo presidente José Zeferino Pedrozo. A atividade fez parte do programa de reuniões regionais da Faesc com os Sindicatos Rurais. O presidente fez um balanço das atividades da entidade durante o ano, destacou o programa Agro Fraterno e apoio às famílias rurais em condições de vulnerabilidade social, a defesa do setor perante as esfera estadual e federal. Também abordou a relação de cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e os sindicatos na oferta de formação profissional rural aos produtores e empresários rurais.
O anfitrião, presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional para o Planalto Serrano Márcio Pamplona destacou a importância da reunião sindical que tradicionalmente, ocorre durante a Expolages. Neste ano, a exposição e feira ocorreu de modo virtual em razão da pandemia do novo coronavírus com elevado índice de comercialização de animais.
O primeiro vice-presidente executivo Enori Barbieri e o assessor jurídico Clemerson Pedrozo fizeram ampla exposição sobre o processo de revisão do Código Ambiental Catarinense que ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a pedido da Faesc.
O primeiro vice-presidente de finanças Antonio Marcos Pagani de Souza discorreu sobre o mercado de bovinos no Estado e o programa de assistência técnica e gerencial. O primeiro vice-presidente de secretaria João Francisco de Mattos abordou questões administrativas.
Após a reunião, os dirigentes sindicais participaram da reinauguração do espaço do sistema Faesc/Senar-SC dentro do Parque de Exposições. O imóvel abrigou, no passado, a Associação dos Criadores de Gado Normando. Com a extinção da entidade, a casa foi cedida à Faesc, em forma de comodato, pelo Sindicato lageano proprietário do imóvel. Trata-se de uma casa com cerca de 80 metros quadrados dotada de hall, cozinha, sanitário e área social destinada às atividades da Federação e dos Sindicatos Rurais filiados, servindo ainda para divulgação dos cursos e treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Em seguida foi servido almoço de confraternização no restaurante do parque e, na sequência, houve visita ao plantel de animais expostos na Expolages.