Governador do Estado de Santa Catarina prestigia Competição de Empreendedorismo Universitário, o REUNI Challenge

Por Luiz Del Moura

O terceiro dia de competição é focado na continuidade do trabalho e início do processo de construção do Pitch, já que no quarto dia, os participantes passam por uma classificatória que define quem são as 05 equipes que passarão para a final do evento, momento onde descobrimos qual é a Universidade Mais Empreendedora do Brasil e sua solução inovadora.

O dia começou com um alinhamento junto dos mentores do evento, para repassar quais as etapas cumpridas e quais os próximos passos até o Pitch que define o grande vencedor da edição 2024. Nesse momento, os universitários puderam expor suas dificuldades e desafios enfrentados e receber dicas de ouro dos especialistas em empreendedorismo e inovação.

Para o acadêmica Marina, do Instituto Federal de Luzerna, o REUNI Challenge 2024 está sendo uma experiência desafiadora “ ao mesmo tempo é uma experiência motivadora por que o REUNI dá o suporte, ensina como fazer, só que o desafio e o trabalho duro é todo nosso.São  dias muito intensos e a gente fica aqui em torno de 12 a 14 horas por dia. É uma experiência diferenciada que com certeza agrega demais”

Após o alinhamento com os mentores, as equipes colocaram a mão na massa para trabalhar nos últimos detalhes da construção do negócio, considerando que no final do dia a talk sobre Pitch já direcionaria a atenção para a preparação dos pitches que serão apresentados no dia seguinte e que são essenciais para garantir a vaga entre os classificados para a final.

Ao longo da tarde de sexta-feira os universitários foram surpreendidos pela visita do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, que esteve de passagem pela cidade de Lages, para compromissos institucionais. O Governo do Estado acredita no potencial do empreendedorismo universitário para o desenvolvimento de novas ideias de negócio que podem impactar positivamente no cenário econômico do estado e em fala para os participantes do REUNI Challenge, o Governador explanou sobre a importância de movimentos que agregam conhecimento e estimulam o comportamento empreendedor.

O Pitch, como chama-se a apresentação do negócio para a banca avaliadora, é a cereja do bolo de todo negócio, afinal de contas, é por meio dele que é possível vender a ideia de negócio para possíveis sócios, clientes e investidores. Para contribuir com essa etapa significativa para as equipes do REUNI, a talk sobre Pitch foi ministrada no final do terceiro dia, pelo empreendedor Kayuá Freitas, que trouxe as principais dicas para um pitch perfeito e que convença a banca avaliadora que o negócio tem potencial para ser continuado.

O professor Édson Azevedo, Vacaria comenta que com o REUNI Challenge é possível saindo campo da técnica e da teoria e vivenciar os desafios que o evento promove “ muitas vezes os cursos não são pensados com esse viés mais  prático e eventos como esse nos ajudam a dar mais sentido para os acadêmicos e isso fica mais palpável e próximo da realidade”

No quarto e último dia de evento, as equipes passarão por uma classificatória que definirá as 05 equipes que irão para a final e competirão pelo título de Universidade Mais Empreendedora do Brasil. Aquelas classificadas, terão um curto tempo para adequar o pitch às sugestões dos mentores para encarar a banca final.

Neste sábado, 07 de setembro, o REUNI Challenge apresenta quem são os grandes vencedores do REUNI Game  e REUNI Game Professores que recebem premiação por pontuação e a grande final da Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil que define qual universidade levará para casa o título de Universidade Mais Empreendedora do país, além dos 10k no bolso para fazer o que quiser.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Orion Parque

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − quinze =