Líderes de Inovação de SC visitam Portugal para conhecer o ecossistema de inovação do país

Por Luiz Del Moura

Uma comitiva de Santa Catarina esteve em Portugal na última segunda-feira (26) para conhecer as práticas de inovação e promover o intercâmbio entre os ecossistemas do estado e da cidade do Porto.

Os principais objetivos da visita foram conhecer o ecossistema de inovação local, conhecer projetos de transformação digital e conhecer stakeholders e entidades de relevo. A equipe, composta por 20 participantes, envolveu representantes do Sebrae/SC, Sebrae/PR, Ágora Tech Park, Join.Valle, Pollen Parque, Inovale, CIB – Centro de Inovação Blumenau  e Associação Comercial de Araranguá.

A comitiva foi recebida nos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto e o vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo.  Acompanhavam também o diretor do CEiiA by COLAB, Vladimiro Feliz, e membros da InvestPorto.

Também foi realizada uma visita à Escola 42, escola reconhecida como uma das melhores do mundo, com um modelo pedagógico disruptivo. Fundada em Paris em 2013, está presente em mais de 40 cidades no mundo, ensinando pessoas com mais de 17 anos a programar de forma gratuita.

A última visita foi no Porto Innovation Hub, espaço físico da Porto Digital, onde foram apresentadas algumas iniciativas com o objetivo de transformar a relação entre os cidadãos e o Município como a estrutura Porto Digital (fibra ótica + wi-fi), a Toolbox para a Inovação e Transição Digital, o Guia para a Inovação e Explore.Porto.

“Em Santa Catarina somos reconhecidos pelo nosso ecossistema de inovação e geração de negócios inovadores. Visitas como estas demonstram o quanto são importantes novos aprendizados e a troca de conhecimentos entre países e estados, que contribuem para fortalecer ainda mais esse ecossistema, que já é consolidado, mas que também é um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas ideias inovadoras”, afirma Tatiane Mendes de Carvalho, analista técnica do Sebrae/SC e responsável pela missão técnica.

A inovação em Santa Catarina

Setor de tecnologia

O setor de tecnologia de Santa Catarina foi o 6º maior faturamento do país em 2020. Mais de 19,8 bilhões foram faturados, o que representa 6,1% do PIB catarinense.

Entre 2015 e 2020, o número de empresas cresceu 63,2%, sendo o maior crescimento do país no período.

Educação e inovação

Santa Catarina é o 6º estado do país com maior percentual de alunos do ensino superior com cursos voltados às competências tecnológicas. Foram 65 mil matrículas em 2019, valor que representa 4,4% do total.

Crescimento

Com 17.720 empresas e crescimento de 28,4% no ecossistema de tecnologia catarinense. Entre as capitais, Florianópolis tem a maior densidade de empresas por mil habitantes.

Profissionais

Entre as competências mais demandadas, conhecimentos de metodologias ágeis, experiência profissional e habilidade em execução de projetos se destacam.

Fotos: divulgação

Assessoria de Imprensa Sebrae Serra

Leia também

Deixe um comentário

18 − 10 =