Plano de atuação do Sebrae para o desenvolvimento regional é tema de reunião da diretoria da Acil

Por Luiz Del Moura

O gerente regional Serra do Sebrae, Altenir Agostini, foi o convidado da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada nesta segunda-feira, 10 de novembro, que apresentou o plano de atuação da entidade na região da Amures. A proposta, segundo ele, busca reduzir desigualdades regionais e impulsionar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social e econômica.

De acordo com dados apresentados por Agostini, Lages concentra cerca de 22 mil das 32 mil empresas da região, evidenciando a necessidade de fortalecer os pequenos negócios dos municípios do entorno. Segundo ele, o plano estratégico do Sebrae contempla três eixos prioritários: turismo, agronegócio e desenvolvimento dos pequenos negócios.

No turismo, uma das iniciativas em destaque é o roteiro de cicloturismo de 606 km, que integrará os municípios da Serra Catarinense, promovendo o destino em todas as estações. No agronegócio, o foco está na valorização dos produtos com Indicação Geográfica (IG), como o queijo serrano, o mel de melato de bracatinga e a maçã Fuji, fortalecendo a identidade territorial e ampliando o acesso a mercados.

Outro ponto relevante é o Programa Cidade Empreendedora, que será ampliado em parceria com o Instituto Ayrton Senna para atender 100% dos alunos da rede municipal de Lages, totalizando mais de 11 mil estudantes. O objetivo é formar uma nova geração com mentalidade empreendedora, preparada para os desafios do futuro.

O gerente regional anuncio ainda apoio financeiro do Sebrae para a elaboração de laudos de acessibilidade, norma exigida para renovação de alvarás. “Os recursos são limitados, por isso é importante que os empresários aproveitem essa oportunidade”, ressaltou.

Leia também

Deixe um comentário