Rota Turística do Lambedor integra programação da Semana da Agricultura Familiar

Por Luiz Del Moura

O segundo dia da programação da Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense foi marcado pela apresentação da Rota Turística da localidade do Lambedor, a cerca de 20 quilômetros do centro de Lages. Em fase de implantação, a rota será o primeiro destino turístico de Lages totalmente sinalizado e com identidade visual própria.

A apresentação da rota que tem o propósito de ajudar a fomentar a economia dos produtores locais, aconteceu no salão de eventos do Recanto Rancho Nativo. Além dos moradores e empreendedores rurais da comunidade, guias turísticos, gestores de turismo e convidados participaram da programação. Pela manhã aconteceram palestras e a tarde, visitação a pontos turísticos em implantação.

A secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, explicou como está sendo estruturada a rota. “Esse destino turístico, ainda não está pronto. Estamos debruçados nesse projeto e a adesão da comunidade será fundamental para podermos avançar. O meio rural tem belíssimas paisagens e os moradores tem um cuidado especial com a beleza do lugar”, comentou Ana Vieira.

Além da experiência da produção de mel, a rota oferecerá trilhas até algumas cavernas, cachoeiras, passeios diversos, receptivos de hospedagens, gastronomia típica, produções artesanais de doces e de salgados da colônia. A essência da rota será baseada em experiências da terra e da tradição, cujo o objetivo será valorizar o patrimônio cultural e natural da comunidade.

A primeira propriedade a receber o selo de identidade visual, foi o Recanto Rancho Nativo, de propriedade de Antônio Guilherme Rosa de Souza (Tunico). De acordo com o relatório preliminar de adesão, a rota deve fechar com pelo menos 12 empreendimentos.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, apresentou a marca Serra Catarinense e sua importância como identidade visual. Falou também dos projetos voltados ao fomento do setor nos 18 municípios da Amures e de uma linha de crédito especial ao turismo que deve ser implementada em breve, com foco nos pequenos negócios.

A extensionista rural da Epagri em Urubici, Claudia Maria Schmitz, fez um breve relato sobre turismo rural e a importância da atividade relacionada à agricultura familiar. O evento ainda foi prestigiado pelo secretário de Agricultura de Lages, Pedro Donizete de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Maurício Batalha, gerente regional da Epagri José Márcio Lehmann e diretores do Sicred, parceiro da Semana da Agricultura Familiar.

Texto e fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação | Amures

Leia também

Deixe um comentário