Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo rompe a marca de 1.200 carteiras de identidade confeccionadas em apenas cinco meses

Por Luiz Del Moura

O Balcão Cidadão passou a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura de Lages, em agosto de 2022. Relatório interno mostra que em apenas cinco meses (agosto a dezembro), foram realizados 2.812 atendimentos no setor. Destaque para a confecção do novo modelo da carteira de identidade, que representou 1.239 atendimentos.

A confecção da carteira de identidade pelo município estava suspensa desde julho de 2018, e foi retomada através de novo convênio com o Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, antigo Instituto Geral de Perícias (IGP). “Fizemos uma grande mobilização, que incluiu viagens a Florianópolis para que a população pudesse voltar a fazer a carteira de identidade aqui no Balcão Cidadão”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori. “Antes o tempo na fila de espera era grande, e quando o serviço foi retomado aqui pela secretaria, conseguimos agilizar a entrega da identidade”, acrescenta.

Novidades em relação ao novo formato do documento

A carteira de identidade não possui prazo de vencimento, no entanto para ser aceita deve estar em perfeito estado de conservação. Em Santa Catarina, o número do documento passou a ser o mesmo do CPF. Podem ser incluídos na nova carteira de identidade dados pessoais como: cartão SUS, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Dispensa Militar e Identidade Profissional. O tipo sanguíneo também pode constar no novo documento, desde que a pessoa apresente exame de laboratório ou carteirinha, contendo nome e CPF ou a data de nascimento.

A primeira via da identidade é gratuita. Para emissão da segunda via, há um custo de R$ 44,79, valor este que é pago diretamente à Polícia Científica. Quem não tem condições de custear o valor, pode solicitar o formulário de isenção. O agendamento pode ser feito presencialmente no Balcão Cidadão, ou através do site www.agendamento.igp.sc.gov.br Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal, munido de documento oficial com foto. Crianças menores de três anos, devem trazer foto 3×4 recente, certidão de nascimento e CPF.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está localizada na rua Manoel Thiago de Castro, 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz. Informações adicionais podem ser obtidas nos telefones: 3224-0600 ou 3224-0700 no setor Balcão Cidadão.

Texto: Flávio Fernandes

Foto: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

cinco × quatro =