Serra Catarinense define prioridades durante o Fórum Estadual de Governanças do Sebrae/SC

Por Luiz Del Moura

O encontro ocorreu simultaneamente em 15 regiões do Estado com as Instâncias de Governanças Regionais (IGRs)

O Fórum Estadual de Governanças, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina, reuniu nesta terça-feira (16) lideranças das Instâncias de Governança Regional (IGRs) em Lages, na Serra Catarinense, junto ao Centroserra. O encontro ocorreu simultaneamente em 15 regiões do Estado e destacou a importância da união entre municípios para fortalecer o turismo regional.

A programação contou com palestra da especialista Luciana Thomé, apresentações institucionais e atividades de planejamento estratégico, voltadas ao alinhamento de prioridades e à criação de ações conjuntas para o setor. Segundo o Sebrae/SC, iniciativas como estas reforçam o papel do turismo na geração de emprego e renda, ao aproximar empreendedores, lideranças e comunidades em busca de um setor mais sustentável e competitivo.

Regionalmente, a definição da elaboração de uma proposta estratégica de curto prazo, conectando os pontos levantados na reunião e condensando em três grandes ações estruturantes: o fortalecimento da Governança e Gestão Integrada; estruturação de Produtos e Experiências Turísticas, e formalizar um Marco Regulatório e Inteligência de Mercado.

Outras propostas também entraram na discussão, a exemplo da regulamentação do Airbnb e dos guias turísticos, trazendo mais segurança e confiabilidade ao destino. Nos planos também a realização de uma pesquisa aprofundada sobre o perfil e expectativas dos visitantes da Serra, para alinhar a oferta ao público real e potencial, e depois, utilizar os dados para orientar decisões estratégicas, além de promover a identidade turística regional de forma sustentável e competitiva.

Para o vice-presidente do Conserra, Henrique Folster Martins, uma governança sólida, produtos estruturados e regulação baseada em dados formam a base para inovação, competitividade e sustentabilidade do turismo na Serra Catarinense. “São nessas questões, entre outras, que a entidade está fortemente atuando”, completa.

Fotos: Paulo Chagas

Diretoria de Comunicação – Conserra

Leia também

Deixe um comentário