Você está pronto para descobrir como os jovens talentos estão moldando o futuro? Neste sábado, dia 14, a Escola SESI de Lages e mais outras 19 unidades em todo o estado de toda Santa Cataria abrem suas portas para a Mostra STEAM, um evento que promete surpreender os visitantes com projetos inovadores e criativos desenvolvidos por estudantes. Entre 14h e 17h, quem participara pela Mostra terá a oportunidade de mergulhar no universo STEAM, uma abordagem que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática de forma única e inspiradora.
No Sesi, os estudantes não só aprendem, mas colocam a mão na massa, transformando ideias em soluções reais. Os participantes poderão conhecer trabalhos especiais como: robôs, maquetes detalhadas, jogos interativos e estruturas 3D e outras invenções, feitas por estudantes de diferentes etapas de ensino.
Mas, não é só isso, os projetos vão além da criatividade: eles estão focados em sustentabilidade, empreendedorismo e na resolução de problemas do mundo real, tudo com uma pitada de inovação.
Os projetos mostram o compromisso da Escola SESI com o meio ambiente, empreendedorismo, a investigação científica e as práticas pedagógicas que incentivam a criatividade e a resolução de problemas reais.
O Sesi é reconhecido por ir além do ensino tradicional, e a Mostra STEAM é a oportunidade de vivenciar de perto essa metodologia diferenciada que está preparando as futuras gerações para serem líderes criativos e empreendedores. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer como funciona a Metodologia da escola e como os projetos práticos são desenvolvidos. Para participar não é necessário se inscrever, basta ir até a unidade do Sesi no bairro Gethal em Lages, localizada na Rua Campos Salles, 1588.
INTEGRAÇÃO
Parte fundamental da mostra, a metodologia STEAM estimula um pensar e um agir diferentes nos estudantes. Nela, conhecimentos e ferramentas da ciência e da tecnologia são interpretados pela engenharia (envolvendo processos de criação e prototipagem) e pelas artes (processos criativos e pensamento crítico), e são estruturados pela linguagem matemática.
O diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira, diz: “esta integração de conteúdos “desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade”.
Este será o segundo ano da Mostra STEAM. A expectativa da organização é de reunir cerca de 15 mil pessoas em todas as unidades Sesi de Santa Catarina.