1º Torneio de Badminton da Escola de Educação Básica Professor Jorge Augusto Neves Vieira

Por Claudio Santos

O Esporte Badminton foi inserido recentemente nas aulas de Educação Física do Professor Fabio Ribeiro Padilha. Devido a pandemia, tivemos que adaptar as atividades esportivas que antes eram coletivas, e tentar reduzir ao máximo o contato físico e as lesões que poderiam surgir, como é o que acontece nas modalidades de futsal e basquetebol, modalidades preferidas dos alunos da escola.

Devido ao Badminton ser uma modalidade individual começou as atividades para que os alunos se familiarizassem com a raquete e as petecas, os alunos foram trabalhando em duplas para começar a jogar, demarcamos uma quadra e os jogos começaram a acontecer e cair no gosto da criançada, neste processo de ensino aprendizagem surge a ideia de organizar o torneio, que teve o auxilio dos alunos do grêmio estudantil da escola, composta pelos alunos: Helen, Maria Julia e Isabela matriculadas no 8 ano 2, Gabriel e Jaisson matriculados no 8 ano 1, estes alunos auxiliaram no processo de inscrição, mesários e arbitragem do evento.

O Torneio foi divido em categoria, sendo elas a primeira categoria com alunos de segundo e terceiro ano com a média de idade de 7 a 8 anos, a segunda categoria de quarto e quinto ano, faixa etária de 9 a 10 anos, a terceira categoria sexto e sétimo ano, idades entre 11 e 13 anos e a categoria de oitavos e nono ano 14 a 15 anos em média. No torneio participaram em médio 60 alunos matriculados na escola. Foi observado que os alunos dentro de um mês de aula, aprenderam muito rápido a modalidade e teve uma aprendizagem muito significativa, uma vez que ao participar de um torneio, além do treino físico, o aluno ainda se preparam psicologicamente para executar o melhor de suas habilidades psicomotoras dentro da quadra.

Alguns jogos podem ser vistos no youtube no canal do professor Fabio  https://www.youtube.com/watch?v=V_k0GrJCmso

Texto e fotos: Professor Jorge Augusto Neves Vieira

Leia também

Deixe um comentário

2 + 20 =