A lageana Ana Elisa é destaque em competição internacional

A lageana Ana Elisa Agostini conquistou duas medalhas de ouro e uma de broonze na ISF – Gymnaside International Bahrein 2024, considerada a maior competição mundial escolar

Por Claudio Santos

A lageana Ana Elisa Agostini, 17 anos, estuda na Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, residente no bairro Guarujá em Lages, filha de Robledo Lazari Agostini e Lucimara, foi medalhista na maior competição mundial escolar a ISF – Gymnaside International Bahrein 2024. Ana conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardos, ouro no arremesso de peso e bronze no lançamento de disco. Ana foi a única catarinense classificada para a competição.

Ana Elisa fez parte da equipe que representou o Brasil na ISF Gymnasiade Bahrein 2024, foi uma competição esportiva internacional realizada na capital do Bahrein, Manama, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2024. O evento foi organizado pela International School Sport Federation (ISF) e reuniu mais de 6 mil atletas-estudantes de mais de 80 países.

A ISF Gymnasiade é uma espécie de Olimpíada do desporto estudantil, que reúne jovens atletas para competir, aprender, compartilhar experiências e construir amizades. A edição de 2024 foi a maior da história da ISF, com mais de 5 mil atletas e 25 modalidades esportivas.

Tudo começou no início do ano quando a CBDE – Confederação Brasileira de desporto Escolar e o CPB – Comitê Paralímpido Brasileiro se uniram para organizar os atletas para a ISF Gymnasiade. Vários estudantes que tinham boas marcas no ranking de 2023 foram chamados para treinar no centro de treinamento do CPB em São Paulo, Ana estava com boas marcas e foi participar dos treinos também, os atletas não sabiam da convocação para Bahrein. “O centro de treinamento é enorme, uma estrutura muito boa, participei de três semanas de treinamento, lá aconteceu a convocação, não me importei, não sabia que era convocação para Bahrein, até que recebi a notificação, foi muito bom saber que ia competir em outro país, pois conhecer uma nova cultura, um outro tipo de povo, foi uma experiência gratificante pra mim representar o Brasil numa competição internacional”, comenta Ana. A viagem dos atletas foi totalmente custeada pelas CBDE e CPB.

Ana Elisa com seus pais exibe orgulhosa as medalhas, Robledo Lazari Agostini e Lucimara

Ana Elisa Agostini em três anos de atletismo já tem mais de 46 medalhas, dentre estas 32 são de ouro, nas modalidades de arremesso de dardo, disco e peso. “Fui muito incentivada pelo professor de handebol da escola para participar do atletismo, principalmente dos meus pais, a prova que me destaco mais é o lançamento de dardo, me dedico mais é a minha preferida”.

Leia também

Deixe um comentário

5 × quatro =