Competição de Mountain Bike dos Jocol está com inscrições gratuitas abertas até 30 de setembro

Por Luiz Del Moura

A participantes com idade mínima de 16 anos completos em 2023. Premiação para vencedores em todas as categorias será troféu do 1º ao 5º lugar na classificação

A paixão pela máquina de aço de duas rodas e pela adrenalina da sensação de liberdade irá levar ciclistas profissionais e amadores a participar da disputa de Mountain Bike (MTB) da categoria XCC – Cross Country Short Track dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol). As inscrições para participantes com idade mínima de 16 anos completos em 2023 são gratuitas e seguem abertas até 30 de setembro, pelo site da Fundação Municipal de Esportes (FME), ou presencialmente, na sede administrativa da FME: Avenida Antônio Ribeiro dos Santos, nº 510, bairro Universitário, anexa ao Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso.

A competição de ciclismo Mountain Bike Cross será realizada no dia 8 de outubro de 2023 no Morro Grande, um dos principais pontos turísticos de Lages, desenvolvida em um circuito (ida e volta), com total de 11,5 quilômetros. Largada no início da escadaria Frei Silvério Weber, na rua Frei Silva Neiva, e chegada no alto da escadaria.

A prova será dividida nas seguintes categorias

  • Feminino – 16 a 29 anos | 30 a 39 | 40 a 49 e 50+
  • Masculino – 16 a 29 anos | 30 a 39 | 40 a 49 e 50+

As mulheres estarão na 1ª largada, programada para às 8h – todas as quatro faixas etárias. Às 8h10 será a vez dos homens, na 2ª largada, para as faixas etárias 30 a 39 e 50+ e, às 8h40, a 3ª e última largada, para a categoria masculina, de 16 a 29 anos e de 40 a 49. A premiação para vencedores em todas as categorias será troféu do 1º ao 5º lugar na classificação.

Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone – 3019-7478, ou por e-mailfundacao.esportes@lages.sc.gov.br. Informações adicionais em Fundação Municipal de Esportes (FME). Realização: Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Diretoria de Trânsito (Diretran). Apoio: Bike Rider 31 Guarujá (oficina de bicicletas). Em março deste ano houve a prova de ciclismo Speed Jocol, no bairro Coral.

Mas, o que é a XCC?

A categoria XCC (Cross Country Short Track) em Mountain Bike (MTB) consiste em uma prova disputada no mundo todo em um percurso fechado, um pouco menor, de um a 1,5 quilômetro de extensão, e disputada em aproximadamente seis a oito voltas. Geralmente, nesta categoria, os ciclistas largam juntos e alinhados em oito pilotos em cada sequência.

Trata-se de uma competição mais curta. Os circuitos são menores e o tempo de prova é mais curto. Uma prova mais rápida e dinâmica, explorando mais a velocidade e fugas de pelotão, em que sempre se tenta manter-se em uma boa posição e explora-se a explosão dos competidores. Portanto, o XCC propõe desafios nos seus circuitos, exigindo bastante agilidade, esforço físico e resistência.

O conjunto bicicleta e ciclista deve ser o mais leve possível, sendo que as bicicletas pesam aproximadamente de sete a nove quilos. Outro ponto fundamental é ter uma suspensão extremamente boa, que consiga enfrentar circuitos com elevado grau de dificuldade e não estraguem ou percam eficiência.

Normalmente, o curso de uma suspensão dianteira de uma bicicleta de XCC e XCO (Cross Country Olímpico) é de pelo menos 100 milímetros. No cenário moderno são mais usuais as bikes full-suspension. Os freios, para dar conta do recado, precisam ser a disco, preferencialmente hidráulicos e com rotores de pelo menos 160 milímetros.

O conjunto mecânico, envolvendo câmbios, corrente e pedivela da MTB, é igualmente essencial ao desempenho do ciclista. Atualmente, os mais usados são pedivela simples e coroa traseira com 11 ou 12 velocidades, garantindo maior versatilidade na pedalada.

Curiosidade

Mountain Bike (MTB) categoria XCO (Cross Country Olímpico) disputa-se no mundo todo em circuitos fechados, de aproximadamente quatro a dez quilômetros de extensão, com duração entre uma hora e 30 minutos para a categoria Elite e uma hora e 15 minutos para as demais, ou seja, em torno de cinco a sete voltas, dependendo da idade e da categoria.

A tradicional Corrida Rústica em 26 de novembro

Famosa e tradição, a Corrida Rústica dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) está agendada para o dia 26 de novembro de 2023, com início previsto para às 8h. Os interessados deverão efetuar sua inscrição, sem custos, até 17 de novembro, diretamente na Fundação Municipal de Esportes (FME), anexa ao Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso, bairro Universitário.

Percurso de 7.300 metros, em torno da avenida Belizário Ramos (Carahá), com a largada e a chegada no Mercado Público Municipal, situado na rua Hercílio Luz, nº: 755, Centro. Haverá dois postos de hidratação – Km 2 (dois mil metros) e Km 4 (quatro mil metros), fixados em frente ao Fórum Nereu Ramos, nos dois sentidos da via. Trajeto estipulado e mapeado pela direção dos Jocol.

A Corrida Rústica será dividida por categoria e naipes (masculino e feminino), geral e faixa etária

MASCULINO                             FEMININO

Categoria 1   Até 16 anos            Categoria 1   Até 16 anos

Categoria 2   Até 25 anos            Categoria 2   Até 25 anos

Categoria 3   Até 30 anos            Categoria 3   Até 30 anos

Categoria 4   Até 35 anos            Categoria 4   Até 35 anos

Categoria 5   Até 40 anos            Categoria 5   Até 40 anos

Categoria 6   Até 45 anos            Categoria 6   Até 50 anos

Categoria 7   Até 50 anos            Categoria 7   Acima de 50 anos

Categoria 8   Até 55 anos

Categoria 9   Acima de 55 anos

Largada, às 8h, à categoria feminina e, às 9h, para a categoria masculina. Cada equipe terá de obrigatoriamente disputar a Corrida Rústica em pelo menos uma categoria masculina e uma feminina.

Serão premiados 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares com troféu, na classificação geral e nas categorias masculina e feminina. Às faixas etárias de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares, troféu nas categorias masculina e feminina. Do 1º ao 6º colocado na classificação final haverá marcação de pontos na classificação da modalidade, e aos 1º e 2º lugares na classificação geral, masculino e feminino.

Jogos Comunitários de Lages – a maior competição amadora do Sul do Brasil

Reconhecidos como a maior competição amadora da região Sul do Brasil, os Jogos Comunitários de Lages (Jocol) de 2023 iniciou em março e será prolongado até dezembro, e integra milhares de atletas, em 22 modalidades – futebol de campo séries A, B e C, futebol suíço 40+ e 50+ masculino, futebol suíço feminino, Jocolzinho – futebol suíço (12 a 15 anos), futsal masculino, futsal 40+ masculino, futsal feminino, vôlei masculino, vôlei feminino, vôlei de areia masculino, vôlei de areia feminino, bocha masculino e feminino, dominó masculino e feminino, tranca masculino, tranca feminina, tranca casal e truco.

A agenda de competições dos Jocol pode ser consultada em Fundação Municipal de Esportes (FME). O regulamento técnico, com todas as informações das disputas, neste link.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Foto ilustrativa: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

dois × três =