Fesporte apoia torneio internacional de xadrez que acontece em Florianópolis

Por Luiz Del Moura

A capital Florianópolis sedia entre os dias 17 a 26 de janeiro o Brazil Chess Series 2025 que acontece no Lira Tênis Clube. O evento conta com mais de 370 jogadores de 19 países marcando presença em Florianópolis e contará ainda com R$ 70 mil em prêmios e uma programação inédita.

A proposta do Franquia Brazil Chess Series é oportunizar a realização de torneios abertos de xadrez em diferentes localidades do país, especialmente cidades com potencial de turismo atrativo. O evento de Florianópolis inaugura uma série de torneios pelo Brasil, além de vários eventos simultâneos e diferentes categorias da modalidade.

Brazil Chess Series

O evento principal do Festival é o torneio de xadrez pensado que conta com 64 jogadores titulados do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Irlanda, México, Paraguai, Peru, Síria, Uruguai, Venezuela, Escócia, Suíça, Egito, Espanha, França e Noruega.

O evento distribuirá aproximadamente 50 vagas para a Final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2025 e 50 vagas para a Final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez 2025.

O número um da lista é o Grande Mestre (GM) Aryan Tari, terceiro melhor jogador de xadrez da Noruega e um dos atletas da elite do xadrez mundial.

Para o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, iniciar o ano com uma competição desta magnitude mostra a importância do xadrez para o esporte catarinense, considerando que a modalidade está presente em todos os eventos esportivos do Governo do Estado de Santa Catarina.

“O xadrez faz parte da história do esporte catarinense e no ano de 2024, foi uma das modalidades que mais reuniram atletas nos eventos da Fesporte sejam eles escolares, de rendimento, entre outras categorias. A capital do estado abre as portas para tantos atletas de nível internacional e hoje Santa Catarina é uma das principais bases do xadrez do Brasil, expandindo o nosso estado para o cenário internacional desta modalidade”, explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Leia também

Deixe um comentário

oito − três =