Fesporte cancela 17ª edição dos Parajasc por condições meteorológicas no Estado

Por Luiz Del Moura

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), anunciou o cancelamento da 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A nota divulgada nesta terça-feira (29 de novembro), explicou o cancelamento da competição por razões meteorológicas no estado e anunciou que o calendário da Fesporte não comporta a remarcação do torneio para 2022.

Confira a nota oficial:

“Considerando o excesso de chuva nos últimos dias em território catarinense, bem como a previsão de um grande volume e intensidade entre esta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, respectivamente. Considerando que as regiões da Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul podem ultrapassar a 400mm no período.

Considerando a realização da 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), com previsão de realização no período compreendido entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro do corrente ano, nos municípios de São José e Itajaí.

Considerando a Informação Técnica nº DIGR 150/2022, apensada ao Processo SGPe 3117/2022, na qual apresenta as precipitações registradas, bem como o alerta meteorológico para as próximas horas.

(…) os maiores acumulados de precipitação registrados entre os dias 26 e 29 de novembro de 2022. Nas regiões do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Sul. Destaque para o município de Schroeder e Corupá, onde foram registrados 484 mm e 437 mm no período em questão.

A equipe de Meteorologia da Coordenadoria de Monitoramento e Alertas (COMAL) do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD/SC), desde suas previsões diárias, indicando a possibilidade de chuvas intensas e temporais isolados entre os dias 29 e 30/11/2022.

Na manhã do dia 29/11/2022 foi emitido o Aviso Meteorológico n°210, em nível de Aviso Especial para a condição de chuva volumosa entre os dias 29 e 30 de novembro, indicando risco muito alto para ocorrências associadas a chuva persistente, volumosa e pontualmente intensas.

Municípios catarinenses com alertas vigentes para o risco de deslizamentos. Destaque para os municípios do Litoral Norte e os municípios das encostas das serras catarinenses do Litoral Norte ao Litoral Sul, com Alerta Máximo vigente.

Diante do exposto, conclui-se que a circulação marítima provocada por sistemas de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera foram os sistemas responsáveis pelos altos volumes de precipitação registrados entre os dias 26 e 29 de novembro de 2022. Ainda, destaca-se o aviso meteorológico em nível de Aviso Especial, ou seja, risco muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas para o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul para os dias 29 e 30 de novembro de 2022 onde são esperados volumes significativos, acima da média esperada para o período, em curto espaço de tempo.

 

Considerando o alto risco de deslizamentos e queda de barreiras em rodovias estaduais e federais e que as delegações que participarão do evento supramencionado necessitarão transitar pelas mesmas.

Considerando tratar-se de um público diferenciado que requer atenção especial decorrente da limitação física, auditiva, visual e/ou intelectual.

Considerando o fato de que algumas regiões, a exemplo do oeste e meio oeste, que estão, a princípio, fora do mapa de risco, porém podem ter dificuldades reais de regressar aos seus municípios.

Considerando a possibilidade de grande dificuldade interna na logística resultante das fortes chuvas, bem como dos locais de competição poder sofrer avarias decorrentes das chuvas e/ou ventos fortes também previstos para as próximas horas, a exemplo do que já ocorreu nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local este a ser utilizado no evento.

Considerando a preocupação do Governo do Estado, da FESPORTE, Defesa Civil e município de São José com a segurança de todos os envolvidos.

Ante o exposto vimos comunicar à comunidade esportiva catarinense que, após esgotadas todas as possibilidades, e diante do risco pautado nas previsões meteorológicas dos órgãos competentes, lamentamos, porém não nos resta outra alternativa que não seja o CANCELAMENTO da 17ª edição dos PARAJASC, uma vez que o calendário oficial de eventos de 2022 não comporta uma remarcação para data futura, além dos trâmites administrativos necessários não serem exeqüíveis em um curto espaço de tempo.

Continuaremos trabalhando, como sempre tem sido, para fazer com que Santa Catarina continue sendo referência esportiva. Para tanto, é imprescindível manter a integridade de todos os envolvidos, pois esta é a preocupação maior da Fesporte, do Governo do Estado de Santa Catarina, do município de São José e um compromisso de todos os cidadãos”.

 

Informações Fesporte / Edição Lucia Chaves

Foto: Heron Queiroz/arquivo

Leia também

Deixe um comentário

3 × 3 =