A placa indicativa conterá os seguintes dizeres: “Arquibancada Coberta Zé Melo – O maior artilheiro da história do Internacional de Lages”
Após aprovação pela Câmara de Vereadores, a placa indicativa conterá os seguintes dizeres: “Arquibancada Coberta Zé Melo – O maior artilheiro da história do Internacional de Lages”. “É uma honra prestar homenagem a um esportista tão carismático e que para sempre será lembrado por todos os lageanos, principalmente pelos amantes do futebol”, comenta o prefeito.
Artilheiro do clube, com 91 gols marcados, o drible “rabo de arraia” era a sua marca registrada. Zé Melo chegou ao Leão Baio em 1980 e conquistou o título da segunda divisão do estadual. Também foi destaque nas campanhas do time na elite do futebol de Santa Catarina nas décadas de 1980 e 1990.
Histórico
Mineiro de nascimento, lageano de coração, José de Melo chegou ao Internacional de Lages em 1980, depois de passar pelas categorias de base do Vasco da Gama. Na estreia, o ponta direita de sorriso fácil e pernas compridas marcou duas vezes na vitória colorada por 5×1 sobre o Joaçaba. Começava naquela partida a contagem que o transformaria no maior artilheiro da história do Esporte Clube Internacional, com 91 gols.
Depois de deixar o Inter em 1983, o ídolo retornou em 1990 e foi um dos destaques do time que conquistou a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Ele seguiu como dono da camisa 7 nas temporadas seguinte e, em 1992, já com 32 anos, brilhou como nunca: foi artilheiro do Campeonato Catarinense, com 16 gols, e da Copa Santa Catarina, quando marcou 14 vezes na campanha do vice-campeonato do Colorado Lageano. Com os 30 gols, Zé Melo foi o principal artilheiro do país naquela temporada, conforme registro da revista “Placar”.
Após encerrar a carreira em 1994, o atacante fixou residência em Lages. Ele trabalhou na formação de jovens talentos na escolinha de futebol que criou com outro ídolo colorado: Martinho Bin. Também foi treinador das categorias de base do Inter e comentarista da Rádio Clube de Lages. Zé Melo morreu em 15 de março de 2023, aos 63 anos, no Hospital Tereza Ramos.
Fonte: Câmara de Vereadores de Lages
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira