De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela agência We Are Social e Meltwater, empresa de monitoramento de mídia online, o Whatsapp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros em 2023. O estudo aponta que 93,4% dos usuários de internet no Brasil, entre 16 e 64 anos de idade, têm o aplicativo instalado no celular, o que equivale a 169 milhões de usuários, mais da metade da população.
Para muitos brasileiros, além de uma ferramenta para troca de mensagens de texto, vídeos, imagens e áudios, o Whatsapp é também a principal fonte de informação. Por conta da sua popularidade, muitas empresas perceberam no aplicativo uma oportunidade de potencializar seus negócios. Segundo a Meta, dona da plataforma, atualmente, 5 milhões de empresas possuem contas ativas no WhatsApp Business.
Para falar sobre o tema negócios e WhatsApp, Jimmy e Fábio Ferrari, os apresentadores do Podcast “Jogando para a Plateia”, receberam o jornalista e especialista em comunicação via WhatsApp, João Paulo Borges, conhecido como “JP do Whats”, em um dos episódios mais recentes do podcast. O episódio contou ainda com a participação especial do jornalista convidado Davi Paes e Lima.
Em quase 1h30 de bate-papo, o quarteto discutiu como a ferramenta pode ser utilizada para potencializar negócios, usando recursos como etiquetas, horário de funcionamento, mensagens automáticas e diversas outras funções. Além disso, o entrevistado destacou a importância de uma comunicação prestativa e personalizada para cada público. “Não existe milagre na comunicação pelo WhatsApp, é um trabalho manual, humano, você precisa salvar o contato das pessoas, conversar com elas, porque as pessoas querem conversar com pessoas”, ressalta JP.