Lages recebe a Mostra Palco Giratório com espetáculos gratuitos e debates temáticos

Por Luiz Del Moura

Matakiterani, com uma produção criada na Serra catarinense, abre a programação que acontece de 5 a 13 de agosto.

O Palco Giratório Sesc, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, está de volta a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita. De 05 a 13 de agosto, Lages recebe a Mostra Palco Giratório.Serão quatro apresentações de espetáculos do circuito nacional, um convidado local, dois Pensamentos Giratórios – debates temáticos e um intercâmbio.

As apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, são gratuitas e acontecem no Teatro Sesc Lages, Centro Cultural Vidal Ramos, Teatro da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, diretamente no local, e os lugares são limitados. Já a programação formativa “Pensamento Giratório” acontece no Auditório CCJ – Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Há 26 anos na estrada, o Palco Giratório Sesc já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.

Matakiterani abre a programação com “ Joaninos”

No dia 05/08, às 15h, o evento se inicia no Teatro Sesc Lages com o espetáculo Joaninos, com o grupo convidado Matakiterani Associação Cultural. A peça tem classificação livre, e é uma excelente oportunidade de prestigiar a apresentação de uma produção criada na serra catarinense.

No espetáculo, Doca e Firmino, supostamente, são artistas de circo. Ela é chamada de louca, ele carrega marcas de um problema nas pernas que tivera quando criança. Ambos dizem fugir do Circo do Seu Otávio com um objetivo em comum: encontrar São João Maria, o homem que pode resolver todos os seus problemas e encaminhá-los para viver melhor. Para conseguir encontrá-lo, viajam e ganham a vida pelos sertões afora como mambembes, apresentando-se como circenses. Porém, a busca pode revelar mais do que o desejo de encontrar.

Apresentações de espetáculos nacionais

6/8 – “Mundos – Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes”
O espetáculo “Mundos – Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes”, do Grupo Maria Cutia de Teatro (Belo Horizonte/MG), está programado para o dia 06/08, às 19h30, no Teatro Sesc Lages, com classificação livre. Esta apresentação leva o público a uma emocionante jornada musical pelo mapa-múndi, explorando canções infantis de diversos países.

Acompanhados por uma banda ao vivo, os atores não apenas interpretam, mas também brincam e cantam de forma lúdica, criando uma atmosfera repleta de sonho e poesia.  É uma oportunidade imperdível para todas as idades mergulharem na riqueza cultural e na magia das melodias que atravessam fronteiras.

08/08 – Procedimento #6

No dia 08/08, às 19h30, na Sala de Cinema – Centro Cultural Vidal Ramos, será apresentado o espetáculo “Procedimento #6”, uma criação de Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, de Campo Grande/MS. Com classificação livre, a apresentação promete uma experiência envolvente que explora os limites entre o real e o imaginário, utilizando dispositivos que articulam paisagens e transformam a imagem em memória viva.

O espetáculo aciona dispositivos que articulam paisagens, em que a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente.

09/08 – A Fábrica dos Ventos

No dia 09/08, às 16h, o Teatro – Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário recebe o espetáculo “A Fábrica dos Ventos”, da Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP), com classificação livre. O espetáculo conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas (bolas de encher). O trabalho, o alimento, o lazer, tudo neste lugar é feito a partir delas. Com dificuldades de respiração e locomoção, o povo trabalha enchendo-as.

Assim, sobrevive vendendo a única coisa que lhes resta: o sopro vital. Atendendo às ordens do rei, ao final de cada dia um soldado passa recolhendo todas as bexigas. Apesar de tudo, os trabalhadores sonham com dias melhores, dias de plena respiração e brisa suave.

13/08 – Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo

O encerramento, no dia 13/08 às 19h30 no Teatro Sesc Lages, será marcado pelo espetáculo “Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo” do Núcleo Atmosfera de São Luís/MA.  Com classificação livre, esta obra é uma homenagem à vida e obra de Maria Firmina dos Reis, a primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil.

Em paralelo à vida de Maria Firmina, a atriz Júlia Martins traz sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida da escritora. Maria Firmina é símbolo de resistência e luta contra a escravidão. Seu discurso é nosso passado, nosso presente e nosso futuro.

Pensamento Giratório

A programação formativa da Mostra Palco Giratório em Lages contempla dois debates “Pensamento  Giratório”. A programação acontece no Auditório CCJ – Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), nos dias 5 e 12 de agosto, às 19h30min.

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − oito =